Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Melhores ilusões visuais de 2009

maio de 2009
Terceiro lugar: Ilusão de Richard Russel demonstra como o contraste é uma pista visual importante para o reconhecimento sexual.
A Sociedade de Ciências Visuais dos Estados Unidos revelou no último dia 10 de maio os ganhadores do Prêmio de Melhor Ilusão Visual de 2009. O primeiro lugar foi para Arthur Shapiro, da Universidade de Bucknell, da Pensilvânia e colaboradores. A ilusão de Shapiro, um dos mais renomados especialistas da área, consiste de uma esfera que cai na direção vertical apenas quando fixamos o olhar nela. Quando desviamos a atenção, ela se movimenta em diagonal. O fenômeno ocorre porque mudanças suaves na direção da esfera piscante parecem abruptas quando o estímulo se desloca da fóvea (área da retina onde os objetos são focalizados) para as regiões periféricas da retina.

http://illusioncontest.neuralcorrelate.com/2009/the-break-of-the-curveball/

A segunda colocação ficou com Yuval Barkan e Hedva Spitzer, da Universidade de Tel-Aviv, Israel. Nesta animação os pesquisadores demonstram o chamado efeito pós-imagem, em que uma figura em movimento assume tons semelhantes à cor de fundo da imagem geral quando a figura permanecia estática. Aqui é possível alterar a cor de fundo para ver que o efeito se mantém.

http://illusioncontest.neuralcorrelate.com/2009/color-dove-illusion/

O terceiro lugar ficou com Richard Russel, da Universidade Harvard, em Boston. Duas faces da mesma pessoa postas lado a lado confundem o espectador. Na primeira, o contraste foi acentuado, o que dá um ar feminino ao rosto. A segunda, com menos contraste, é nitidamente masculina. A ilusão demonstra como o contraste é uma pista visual importante para o reconhecimento sexual.

http://illusioncontest.neuralcorrelate.com/2009/the-illusion-of-sex/