Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Memórias de família

Labirinto e memória, um compilado de obras que unem desenho, pintura e fotografia, feitas a partir de recordações

julho de 2017
Da redação
DIVULGAÇÃO

A artista plástica Luise Weiss criou colagens, desenhos e pinturas usando fotografias antigas e objetos de parentes

"Certo dia tentei lembrar com detalhes e também representar o rosto do meu avô paterno. Notei as dificuldades da memória, as facilidades do esquecimento”, conta a artista plástica Luise Weiss sobre as motivações para compor os trabalhos da mostra Labirinto e memória, um compilado de obras que unem desenho, pintura e fotografia, feitas a partir de recordações de família – fotos, objetos, roupas, filmes. 

Um exemplo é a série de colagens Vestígios, criada sobre uma caixinha com bitucas de cigarro, única lembrança do tio-avô Pepi, morto na Primeira Guerra Mundial, trazida à família por um companheiro de batalha. Já as obras do segmento Copo d’água trazem recortes fotográficos imersos em água, numa alusão à fluidez das memórias e sua relação com o inconsciente e os sonhos.

Labirinto e memória. Caixa Cultural São Paulo. Praça da Sé, 111, Centro, São Paulo. De terça a domingo, das 9h às 19h. Informações: (11) 3321-4400. Grátis. Até 23 de julho. 

Para mais sugestões como esta adquira a edição de julho de Mente e Cérebro:

Impressahttp://bit.ly/2uOGb3s
Digitalhttp://bit.ly/mcappandroid - Android 
           http://bit.ly/mecapple - IOS
           http://bit.ly/mcappweb - versão web


Mais dicas:

Ensaio fotográfico alerta sobre depressão pós-partoJunto com uma amiga, a fotógrafa Danielle Fantis, produziu um ensaio fotográfico que retrata os altos e baixos de suas emoções

Retratos dos bastidores dos bordéis de ParisDestaque do projeto sobre sexualidade do Masp, eixo temático do museu em 2017, mostra reúne telas emblemáticas de Henri de Toulouse-Lautrec, além de cartas que tratam de deficiência física, o abuso de álcool e a internação psiquiátrica