Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Menarca afeta TPM

julho de 2008
©REGINA MAKHONKO/ISTOCKPHOTO
Meninas cuja primeira menstruação ocorreu antes dos 10 anos tendem a apresentar mais sintomas de síndrome da tensão pré-menstrual (TPM), como irritação, ansiedade e depressão. Essa é a conclusão de um estudo realizado com mais de 2 mil jovens de Pelotas, Rio Grande do Sul, por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Cerca de 85% das adolescentes estudadas menstruaram pela primeira vez entre 11 e 14 anos, período considerado mais adequado. Ainda assim, os sintomas de TPM moderada ou severa foram comuns nesse segmento da amostra, embora sua freqüência tenha sido menor do que a encontrada nas garotas cuja menarca foi precoce.

Apenas 16,5% das adolescentes não apresentaram sintoma algum. No restante da amostra, a irritabilidade foi a característica mais freqüente, e dois terços das participantes relataram dificuldades no relacionamento familiar por causa da TPM. Em 6%, os sintomas se manifestaram com grande intensidade.

Os autores acreditam que, nas garotas mais jovens, o início da vida reprodutiva vem acompanhado de novas responsabilidades, como evitar a gravidez, o que poderia contribuir para o fenômeno.