Notícias
  
14 de janeiro de 2008
Mistura saudável
 
Agência Fapesp
Estudo feito com 12 mil homens e mulheres conclui que quem faz exercícios e bebe moderadamente tem risco de 30% a 49% menor de apresentar doenças cardiovasculares
(Agência FAPESP) – Pessoas que bebem moderadamente e são fisicamente ativas têm menor risco de morte por doenças do coração do que aquelas que não bebem e são inativas. A afirmação é de um estudo publicado na edição de 9 de janeiro do European Heart Journal, da Oxford University Press.

Segundo a revista, a pesquisa é a primeira a avaliar a influência combinada de atividades físicas e da ingestão regular de álcool em causas comuns de morte. De acordo com o trabalho, indivíduos que não bebem e não se exercitam têm risco de 30% a 49% maior de apresentar doenças cardiovasculares do que aqueles que fazem as duas atividades.

O estudo foi feito por cientistas dinamarqueses a partir de dados de quase 12 mil homens e mulheres com mais de 20 anos que participaram de um levantamento feito pela administração municipal de Copenhague. Os primeiros dados foram colhidos entre 1981 e 1983 e, no acompanhamento desde então, foram registrados 1.242 casos de doenças coronárias fatais e 5.901 mortes por outros motivos.

“Os resultados mostram que tanto se manter fisicamente ativo como beber moderadamente são importantes para reduzir o risco tanto de doenças cardiovasculares isquêmicas como de mortes por outras causas. A ingestão moderada de álcool reduziu o risco de mortalidade tanto em homens como em mulheres, mas o mesmo não foi verificado entre aqueles que bebem mais pesadamente”, disse Morten Grønbæk, diretor do Instituto de Saúde Pública da Dinamarca, que coordenou a pesquisa.
1 2 »