Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Montagem em cemitério propõe reflexão sobre a morte

Os atores circulam centre túmulos, levantando questões relacionadas à finitude, suicídio e eutanásia

fevereiro de 2015
Divulgação

Túmulos e corredores dos cemitérios São Paulo e Araçá, na capital paulista, são palco de Além dos cravos, montagem do grupo cearense EmFoco. Os atores circulam com o público pelo terreno ao entardecer, interpretando o texto que levanta questões relacionadas à finitude, como perda de entes queridos, suicídio, eutanásia e a exploração midiática da morte de pessoas famosas. Os espectadores são incentivados a compartilhar experiências e percepções.

Na temporada em São Paulo, o grupo faz também duas apresentações de outra peça, Jardim das espécies, sobre a saúde mental da mulher contemporânea. O texto aponta a pressão social pelo equilíbrio entre sucesso profissional e maternidade e a disseminação pela mídia de padrões pouco realistas de beleza e felicidade como fontes de sofrimento psíquico. 

Além dos cravos. Cemitério São Paulo. Rua Cardeal Arcoverde, 1250, Pinheiros, São Paulo. Dias 6, 7 e 8 de fevereiro. Cemitério do Araçá. Avenida Doutor Arnaldo, 666, Cerqueira César, São Paulo. Dias 13, 14 e 15 de fevereiro. Às 16h. Grátis, mas é preciso reservar o ingresso pelo e-mail temporadaemfoco@gmail.com. Espetáculo pode ser cancelado em caso de chuva. Informações: (11) 98623-1232.

Jardim das espécies. Casa Amarela – Ateliê Compartilhado. Rua da Consolação, Centro, São Paulo. Dias 2 e 9 de fevereiro, às 20h. Grátis. Informações: (11) 98623-1232.

Leia mais

Pausa para pensar na morte
A maioria das pessoas foge do tema, mas poucos percebem que encarar a finitude ameniza a angústia e até nos torna mais conscientes de nossos limites e possibilidades

No limite da vida
De onde vêm as estranhas imagens e sensações de “transição para o Além”? Pesquisadores acreditam que, ao se defrontar com o próprio fim, nosso cérebro recorre a estratégias de defesa, produzindo sensações que tornam esse momento menos assustador