Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Mostra inédita na América Latina conta a história da maconha

Objetos históricos evidenciam uso milenar da planta, tanto medicinal e recrativo quanto industrial; debates sobre políticas antidrogas também marcam a exposição

maio de 2014
Divulgação
A mostra A história da Cannabis: uma planta proibida, inédita na América Latina, fica até 4 de julho na Matilha Cultural. O projeto narra a história da planta Cannabis sativa L., conhecida como maconha, ao longo do desenvolvimento social e cultural da humanidade, através de fotos, ilustrações e objetos do Hash Marihuana & Hemp Museum, que tem sede em Amsterdã e em Barcelona.

O museu dividiu os diversos painéis ilustrativos que compõe a exposição em quatro aspectos da erva: o medicinal, o industrial e o histórico/cultural, abordando seu uso milenar em tratamentos de saúde, a importância do cânhamo (fibra com que se produz papel e tecido) ao longo de anos e as variedades do uso recreativo da maconha em diversas culturas e épocas; por fim, a mostra aborda o aspecto da proibição, explorando a polêmica que envolveu a Cannabis no último século, a Guerra às Drogas e o debate público sobre novas políticas de legalização.

Os itens históricos que fazem parte da mostra incluem embalagens antigas e receitas de remédios a base de Cannabis do século 19, instrumentos tradicionais para processar a fibra de cânhamo e livros raros dos anos 50. Nenhum objeto contém THC, principal substância psicoativa encontrada em flores e plantas de maconha e proibida no Brasil.

A Matilha Cultural, espaço que hospeda o evento, oferece ainda uma programação especial, que inclui filmes como Quebrando o Tabu, em exibição no dia 31/05 às 19h, que traz entrevistas com os presidentes Bill Clinton, Jimmy Carter e Fernando Henrique Cardoso, em uma crítica à guerra às drogas liderada pelos Estados Unidos. O centro cultural promove também debates sobre o tema, que já contaram com a presença do neurocientista americano Carl Hart, professor da Universidade Columbia, cujo trabalho tem questionado a visão tradicional sobre os efeitos das drogas ilícitas. No dia 04/06, serão discutidos modelos possíveis de regulação da Cannabis. A programação completa pode ser conferida no site do local.

A história da Cannabis: uma planta proibida. Matilha Cultural. Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo. De terça à domingo, das 14h às 22h. Informações: (11) 3256-2636. Grátis. Entrada restrita a maiores de 18 anos. Até 04 de julho.

Leia mais

Substâncias da maconha podem amenizar sintomas do câncer, fobia social e aids

O canabidiol, componente químico da erva com efeito antipsicótico, tem se mostrado eficaz para controlar ansiedade ao falar

A polêmica dos efeitos da maconha

O uso da Cannabis como analgésico e tranquilizante é conhecido há milênios, mas pode levar à dependência psicológica. Como remédio, há benefícios e contradições – apesar das vantagens terapêuticas, o estigma sobre a planta causa controvérsia