Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública completa um ano

Organização promove evento com especialistas na abordagem psicanalítica do tratamento do autismo

março de 2014
A II Jornada do Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública (MPASP) comemora no dia 21 de março o aniversário da organização, que desde 2013 tem procurado tornar mais presente a psicanálise no atendimento a pessoas autistas. Para marcar a data, os especialistas brasileiros na área estarão reunidos em um evento no Instituto Sedes Sapientiae, que traz debates e palestras, além da exibição do documentário "Autismo: alguns se curam, outros não se curam", de Alfredo Jerusalinsky. Inédito, o filme conta a história real de quatro pacientes autistas que, através da intervenção psicanalítica precoce, apresentaram evoluções positivas.

As mesas de discussão trazem reflexões importantes no momento atual, uma vez que Comissão de Direitos Humanos propôs para 2 de abril a abertura de uma audiência para a discussão das políticas públicas com relação ao autismo. Os debates de especialistas tratam de temas como a inclusão de crianças autistas na escola comum, a intervenção familiar em casos de bebês com sinais de risco e, finalmente, os prós e contras da abordagem psicanalítica no tratamento do autismo.

O evento é aberto ao público e as inscrições acontecem no próprio local. O valor para inscrição é de 30 reais, com preço especial de 20 reais para estudantes e trabalhadores da rede pública de saúde.

II Jornada do Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública. Instituto Sedes Sapientiae | Rua Ministro Godoy, 1484. Perdizes - São Paulo. 21 de março, das 12h15 às 22h. Inscrições e programação completa: http://psicanaliseautismoesaudepublica.wordpress.com