Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Mulheres mais envolventes

Psicólogo avalia a influência das cores do batom na atração física

abril de 2015
SHUTTERSTOCK

Seja nas icônicas solas de sapato do designer de calçados francês Christian Louboutin ou nos vestidos de grandes estrelas do Oscar, o vermelho rouba a cena. Os psicólogos Andrew J. Elliot e Daniela Niesta Kayser, da Universidade de Rochester, no estado de Nova York, observaram que homens consideravam as mulheres mais atraentes e sexualmente desejáveis quando elas vestiam roupas escarlate, em comparação com outros momentos em que eles viam as mesmas voluntárias usando outras cores. Segundo os pesquisadores, de alguma forma o vermelho interfere na perspectiva do espectador, favorecendo uma pessoa em detrimento de outra.

Com um olhar diferente sobre o fascínio da cor, o psicólogo Nicolas Guéguen, da Universidade do Sul da Bretanha, na França, pediu a algumas colaboradoras que passassem batom vermelho, rosa, marrom ou não usassem nenhum cosmético na boca enquanto permaneciam sentadas à mesa de um bar.  Os homens se aproximavam daquelas com os lábios escarlate mais rapidamente e com maior frequência. O maior contraste entre boca, olhos e outras características faciais fez com que os rostos fossem identificados como mais femininos e atraentes.

 

Leia o texto completo: "O mundo em vermelho", da edição de abril de 2015 de Mente e Cérebro, disponível na Loja Segmento: http://bit.ly/1FHaxa8





Leia mais:

Vermelho e amarelo são cores associadas ao prazer
Tons “quentes” remetem a frutas maduras e saborosas; já os “frios” nos levam a coisas menos agradáveis

Usar vermelho ajuda a vencer
Cor favorece desempenho físico e aumenta as chances de competidor ganhar disputa esportiva