Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Namoros online dão certo - até mais certo que os outros

Estudo mostra que satisfação com o parceiro é maior entre casais que se conheceram pela internet, e seus relacionamentos tendem a ser mais duradouros

dezembro de 2013
Shutterstock

Casais que se conhecem on-line se divorciam menos. Pelos menos é a conclusão de um estudo da Universidade de Chicago com quase 20 mil adultos americanos que se casaram entre 2005 e 2012: em média, 6% dos relacionamentos que se iniciaram on-line acabaram, contra 8% dos que começaram de outra maneira.

Além disso, os índices de satisfação com o parceiro são maiores. “Não é possível apontar um causa definida. Mas uma das possibilidades é que o meio virtual proporciona contato com uma variedade bem maior de pretendentes, o que aumenta as chances de encontrar alguém compatível”, explica o autor do estudo, o neurocientista social John Cacioppo, que publicou seus resultados no Proceedings of The National Academy of Sciences USA. Estudos anteriores sugerem que as pessoas tendem a se auto-revelar na comunicação eletrônica, explicitando mais suas intenções – como a de estabelecer um compromisso, por exemplo.