Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Navegador web para autistas

agosto de 2008
DIVULGAÇÃO
O canadense John LeSieur é um experiente engenheiro de software que não se conformava em ver as dificuldades de seu neto de 6 anos, Zackary, para lidar com computador e, sobretudo, navegar na internet. Como muitas crianças autistas, o menino ficava atordoado com tantas opções na tela, tendo chegado muitas vezes a jogar o mouse longe e bater no teclado em sinal de frustração.

O avô decidiu desenvolver um navegador que tornasse a experiência mais simples e produtiva para o neto. Assim, nasceu o Zac Browser, que pode ser baixado gratuitamente no site www.zacbrowser.com. O programa simplifica vários comandos, desativa algumas teclas e o botão direito do mouse, por exemplo, bloqueia conteúdos inadequados (como pornografia) e se conecta automaticamente a diversos sites públicos e gratuitos, com ênfase em jogos educativos.
LeSieur explica que se baseou nas dificuldades do neto, sem base científica, e que a experiência pode não ser a mesma para outras crianças autistas. No entanto, o navegador tem sido muito baixado por pais de crianças saudáveis, menores de 5 anos, por estabelecer um ambiente virtual exclusivamente infantil.