Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Neurônios competem para formular idéias

fevereiro de 2006
O cérebro não funciona de maneira linear, como a maioria dos computadores. Ao contrário, grupos de neurônios competem entre si para formular um conceito. A mente consiste num conjunto de estados, continuamente em desenvolvimento, compartilhando informações.

O psicólogo Michael Spivey, da Universidade Cornell, apresentou mais uma evidência nesse sentido. Ele pediu a 42 voluntários que movessem o cursor em direção a uma de duas imagens de objetos no topo de uma tela de computador após ouvirem uma gravação indicando um deles. Quando os dois objetos tinham nomes foneticamente similares, como "candle" (vela) e "candy" (doce), os voluntários levavam mais tempo para clicar no correto do que quando os nomes eram bem diferentes. Além disso, as trajetórias do cursor foram mais curvas quando as palavras pareciam similares. A curvatura representa o tempo durante o qual as duas interpretações estão competindo, antes de uma finalmente vencer.

"Esse é um argumento contra o padrão modular tradicional, segundo o qual a mente trabalha como um computador", diz Spivey.