Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

No teatro: a comunicação silenciosa entre pai e filha

O monólogo-perfomance Conversas com o pai é inspirado na história da atriz Janaína Leite  seu pai perdeu a voz e, anos depois, ela descobre que está perdendo a audição

outubro de 2014

Submetido a uma traqueostomia, o pai da atriz Janaína Leite, uma das criadoras do premiado Grupo XIX de Teatro, perdeu a fala. Começou a se comunicar com a filha, então, apenas por bilhetes. Anos depois, ela descobre que tem uma doença degenerativa e está perdendo a audição. Uma caixa com os papeis papéis acumulados por Janaína ao longo de sete anos, um total de cerca de 500 páginas, além de 60 horas de vídeo com cenas dos dois, deram origem ao monólogo-perfomance Conversas com o pai, em temporada no Rio de Janeiro. 

“A reaproximação entre meu pai e eu só se deu quando ele já não podia mais falar. Finalmente tivemos as conversas que nunca tínhamos tido”, lembra Janaína sobre o pai, morto em 2011. “Passei a recolher, ainda sem saber para que fim, esses fragmentos, resíduos das tardes que passávamos juntos, sentados numa mesa de bar, ouvindo um disco na vitrola. Havia os diálogos e havia os silêncios.” O cenário é propositalmente entulhado com papéis, móveis antigos e uma vitrola, resíduos de outro tempo.

Conversas com o pai. Espaço Sesc. Rua Domingos Ferreira, 160. Copacabana, Rio de Janeiro. Quinta, sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 20h. Informações: (21) 2547-0156. R$20. De 9 a 19 de outubro. 

Leia mais


Pessoas com paralisia podem “falar” por meio da respiração
Aparelho de baixo custo permite comunicação convertendo pressão nasal em sinais elétricos

Canal de TV para surdos
Primeiro do ramo no Brasil, meio conta com noticiários, aulas de Libras e até esquetes de humor