Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Novos verbetes

novembro de 2008
DIVULGAÇÃO
Dicionário de psicologia Dorsch. Friedrich Dorsch, Harmut Hacker e Kurt-Hermann Stapf. Vozes, 2008. 1154 págs. R$ 166,40.
Referência na literatura especializada de língua alemã, o Dicionário de psicologia Dorsch - foi revisto e atualizado desde 1935 até a morte do seu autor, Friedrich Dorsch, aos 90 anos, em 1987. Foram 50 anos de pesquisas e releituras de um trabalho que havia começado em 1921 com o professor Fritz Giesee e que envolveu um total de 100 autores. O resultado é uma obra dirigida aos estudantes e pesquisadores que buscam uma orientação rápida para termos específicos de psicologia. Segundo definição do próprio Dorsch, a proposta da obra é “servir aos interessados de uma maneira geral em psicologia, medicina, pedagogia, sociologia e ciências humanas”.

A 11ª e última edição foi concluída no ano da morte do autor com a colaboração dos professores Hartmut Hacker e Kurt-Hermann Stapf, que desde 1986 participavam das pesquisas ao lado de Dorsch. Eles acrescentaram 500 definições às existentes na 10ª edição e a publicação alcançou 10 mil verbetes. Além das listas de colaboradores e abreviaturas, a publicação inclui um anexo de testes que se tornou parte do dicionário desde a sexta edição em língua alemã, contendo a metodologia empregada e os seus autores. Os testes estão agrupados em sete áreas: desenvolvimento, inteligência, desempenho, conhecimentos especiais, personalidade, métodos projetivos e clínicos.