Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Organização do cérebro reflete hierarquia social

junho de 2008
LYDIA KIBIUK E ETHAN TYLER, NIH DIVISION OF MEDICAL ARTS
Jogo de cartas no computador: perspectiva de sucesso ativa estriado ventral
Estudo de neuroimageamento revelou pela primeira vez circuitos cerebrais associados ao status social. Pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde em Bethesda, Estados Unidos, identificaram várias áreas do cérebro que são ativadas ou desativadas conforme o indivíduo sobe ou desce na hierarquia do grupo, ou quando simplesmente percebe a mudança de status das pessoas com quem convive.

O experimento foi feito com 72 pessoas que jogaram cartas pelo computador enquanto seu cérebro era escaneado por ressonância magnética funcional. A vitória em cada rodada era recompensada com uma quantia em dinheiro.

A região conhecida como estriado ventral foi a que mais se ativou com a perspectiva de ascensão social no jogo. Quando a posição do indivíduo ficava instável, ameaçada por uma possível queda na hierarquia, o córtex pré-frontal reforçava sua atividade. Quando o participante jogava mal, áreas associadas ao medo e à frustração, como a amígdala, entravam em ação. Segundo os autores, o processamento da informação relacionada à hierarquia social parece estar programado no sistema nervoso, o que sugere sua importância para a sobrevivência da espécie.