Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Os velhos e os novos pecados

O historiador Leandro Karnal analisa no Café filosófico os novos significados atribuídos na vida contemporêna aos consagrados pecados capitais

setembro de 2014
Dando início à série 7 Prazeres capitais, do Café Filosófico CPFL, o historiador Leandro Karnal analisa como os pecados capitais instituídos na era medieval ganham novos significados, valores e gravidades através dos séculos. Assim, na pós-modernidade, as bases morais antigas perdem sua validade. Com um novo homem, surgem novos pecados, e pecados antigos passam a ser vistos como virtudes. Confira a apresentação:


Os velhos e os novos pecados | Leandro Karnal from instituto cpfl | cultura on Vimeo


No próximo domingo, às 22h, na TV Cultura, o filósofo Oswaldo Giacóia Jr. dá continuidade à série com A preguiça e a melancolia. A palestra na íntegra você confere no site da Mente e Cérebro, na segunda-feira, dia 15.

Leia mais

Facebook, o novo espelho de Narciso
As mulheres estão se tornando maioria nas redes interativas; a vaidade e a necessidade de afirmação da identidade podem explicar o interesse feminino por esse recurso tecnológico

Formas Fabricadas
Por trás da busca obsessiva de um corpo escultural, a clínica psicanalítica revela traços de desorganização, experiências de vazio e estados melancólicos depressivos.