©SHUTTERSTOCK |
 |
TENTAÇÃO: variação no GLUT2 pode explicar necessidade de doces |
Uma alteração genética pode explicar por que tantas pessoas não resistem aos encantos dos sabores doces. Pesquisadores canadenses identificaram uma variação do gene GLUT2, que controla a entrada de glicose nas células. Sua presença é muito mais freqüente em indivíduos para quem um suco sem umas boas colheradas de açúcar, por exemplo, é inconcebível. Publicado na revista
Physiological Genomics, o estudo avaliou o padrão de alimentação e a presença da variante do GLUT2 em duas populações: uma formada por pessoas obesas e outra só com indivíduos com peso saudável segundo o índice de massa corpórea. O gene alterado apareceu com muito mais freqüência no primeiro grupo, sobretudo naqueles voluntários que consumiam mais sacarose (açúcar de mesa) e carboidratos (fonte de glicose). Não houve diferenças entre os sexos.
Os autores explicam que essa variação do gene faz com que o açúcar seja transportado mais rapidamente para a célula, o que significa um período menor de saciedade e maior necessidade de nova ingestão do nutriente.