Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Palavras caladas, palavras trocadas

Afasias, primeiro livro da coleção Freud & Seus Interlocutores, apresenta primeira obra teórica de Freud

janeiro de 2015
Divulgação

Sobre a concepção das afasias, de 1891, é considerada a primeira publicação teórica de Sigmund Freud. O livro dedicado a Josef Breuer trata do distúrbio neurológico que faz com que a capacidade de pronunciar palavras ou nomear objetos usados no dia a dia se perca, em consequência de problemas cerebrais.

Apesar da causa orgânica, a questão não se esgota nela e conduz ao estudo do lapso, do ato falhado, do chiste, do sonho – temas fundamentais na obra de Freud. Classificado, porém, como pré-psicanalitico, esse texto inaugural ficou fora das Obras completas, tornando mais difícil o acesso do leitor a ele.

O livro Afasias, o primeiro da coleção Freud & Seus Interlocutores, apresenta, num mesmo volume, o texto do criador da psicanálise, cuidadosamente traduzido por Renata Dias Mundt, e um artigo a respeito do tema escrito pelo psicanalista Luiz Alfredo Garcia-Roza, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para os próximos volumes da coleção – coordenada pelo psiquiatra e psicanalista Marco Antonio Coutinho Jorge – estão previstos os textos Gradiva e Bate-se numa criança, ainda em preparação.

Leia mais

Detectores humanos de mentiras
Em um experimento, os chamados afásicos - pessoas capazes de compreender palavras isoladas, mas não o sentido de frases inteiras - foram capazes de reconhecer inverdades em 60% dos casos

Efeitos terapêuticos dos blogs
Escrever constantemente é um hábito comum em pessoas com afasia de Wernicke