Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Para além da racionalidade

Livro discute consciência, inconsciente e as influências das atividades cerebrais em processos relativos à memória, à empatia e ao livre-arbítrio

julho de 2014
Divulgação
Tanto a filosofia como a ciência estão longe de ter todas as respostas sobre os mistérios do corpo e da mente, mas ambas se inquietam diante dos mesmos problemas. Uma seleção de artigos publicados pelo psiquiatra e pensador italiano Mauro Maldonato nas revistas Scientific American BrasilMente e Cérebro, Da mesma matéria que os sonhos discute consciência, inconsciente e as influências das atividades cerebrais em processos relativos à memória, à empatia e ao livre-arbítrio.  

A primeira parte do livro, “Elogio da racionalidade imperfeita”, chama a atenção para a urgência de uma mudança de perspectiva da ciência em relação à natureza complexa do cérebro, que não pode ser apreendida simplesmente através dos métodos tradicionais, baseados na fragmentação e distanciamento do objeto de pesquisa.

A segunda seção da obra, “A vida oculta do cérebro”, trata da interação do indivíduo com o meio social e, consequentemente, os impactos do ambiente no funcionamento da mente individual; a terceira e última parte, “Como se o mundo estivesse para acabar”, traz textos sobre melancolia, amor e ideal de felicidade no mundo contemporâneo.

Com ricas referências da filosofia, o autor destaca a importância dos diversos pontos de convergência entre as ciências humanas e as, como ele chama, “ciências duras” para a compreensão não apenas do cérebro, mas da natureza humana.
Outros dois livros de Maldonato ganham uma segunda edição pelas Edições Sesc São Paulo: A subversão do ser e Raízes errantes. O primeiro aborda o conceito de eu no mundo contemporâneo. O segundo reflete sobre a contradição do homem atual: fronteiras geográficas não são mais intransponíveis, mas identificação com suas raízes é cada vez mais tênue.

Da mesma matéria que os sonhos. Mauro Maldonato. Edições Sesc São Paulo, 2014. 188 págs. R$ 40,00.

Leia mais

Livro discute como processos não conscientes organizam nosso pensamento
Em O animal social é retomada a ideia de que nem sempre (ou quase nunca) o homem é movido pela razão

Como a mente não consciente detecta mentiras
Estudo sugere que processos cerebrais não relacionados à consciência têm maior participação nas relações interpessoais do que se imagina