Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Para compreender Freud

Artigos e conferências são publicados no Brasil em 23 volumes, além de um 24º livro com índices para facilitar localização de textos e assuntos

abril de 2007
Ler os textos de Sigmund Freud nem sempre é tarefa fácil – tanto em razão da complexidade e da transformação dos conceitos ao longo da obra quanto da quantidade de material produzido pelo autor. Seus artigos e conferências são publicados no Brasil em 23 volumes (além de um 24º livro com índices para facilitar localização de textos e assuntos). Isso sem contar os textos pré-psicanalíticos e sua correspondência, que totalizam mais de uma centena de volumes.

Inspirado em um seminário de leitura que promoveu por quase 20 anos com psicanalistas em formação, o francês Jean-Michel Quinodoz, autor de Ler Freud, --apresenta os principais textos freudianos em ordem cronológica, situados no contexto histórico e social de sua criação. Um diferencial interessante é o fato de o psicanalista apontar os desdobramentos teóricos realizados por outros autores que se dedicaram aos temas. A linguagem clara e acessível atrai tanto profissionais quanto leigos. “Pensei em utilizar simultaneamente diferentes recursos de tipografia, grafismo, paginação e cor para representar visualmente uma combinação de uma abordagem ampla e cronológica desse conjunto”, conta o psicanalista. Cada capítulo é introduzido pela breve apresentação do texto de referência tratado.

Ler Freud – Guia de leitura da obra de S. Freud. Jean-Michel Quinodoz. Artmed.