Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Pessoas gratas lidam melhor com dinheiro

Pesquisadores acreditam que a gratidão tem forte relação com o autocontrole, condição essencial para cumprir metas

maio de 2014
Pogonici/Shutterstock
A gratidão nos ajuda a ser mais felizes e abertos em relação à vida. Agora, a ciência aponta que o sentimento pode ser também um grande aliado para abandonar o cigarro, se manter firme na dieta e poupar dinheiro. Pesquisadores das Universidades Harvard, Northeastern e da Califórnia pediram a 75 voluntários para escrever detalhes de um dia típico ou de um evento em que se sentiram felizes ou gratos. Em seguida, deveriam graduar (em uma escala de 1 a 5) o quanto experimentavam esses dois últimos sentimentos no momento. Depois, tiveram a oportunidade de escolher uma quantia em dinheiro: um valor pequeno (entre 11 e 80 dólares) pago imediatamente ou mais alto (entre 25 e 85 dólares) que seria entregue entre uma semana e seis meses depois.

Os resultados, publicados na Psychological Science, mostraram que os mais gratos conseguiram esperar mais e, consequentemente, embolsaram mais dinheiro. Em média, só abriam mão de ganhar $85 após três meses se recebessem pelo menos $63 no ato, enquanto os menos gratos aceitaram a partir de $55 nas mesmas condições. Os pesquisadores acreditam que a gratidão tem forte relação com o autocontrole, condição essencial para cumprir metas, e apontam para a importância da influência de estados emocionais positivos na hora de tomar decisões financeiras.

Leia mais

Pensar que tempo é dinheiro boicota as horas de lazer

Pessoas muito preocupadas com o salário podem se tornar mais insatisfeitas

A ciência do autocontrole

Sem dominar nossos impulsos não poderíamos conviver de forma civilizada. Segundo neurocientistas, a capacidade de autocontrole social pode ser compreendida por meio de marcas neurobiológicas