Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Peter Gay morre aos 91 anos

Historiador é responsável por uma das mais completas biografias de Freud

maio de 2015
DIVULGAÇÃO

Ontem, 12 de maio, morreu Peter Gay, historiador alemão responsável pela mais respeitada biografia de Sigmund Freud.  O livro Freud: uma vida para nosso tempo não se restringe a uma descrição da vida do psicanalista, mas relaciona aspectos pessoais e históricos com suas concepções e teorias.
Naturalizado nos Estados Unidos, Peter Gay foi professor emérito da Universidade de Yale, onde se aposentou em 1993, depois de ter também lecionado na Universidade de Columbia, por mais de vinte anos.
Com 91 anos, o historiador deixa um legado de estudos em que se destacam os temas relacionados ao iluminismo e à Freud e a psicanálise.

 

Leia mais:

Na casa de Freud
A residência ampla e acolhedora, no número 20 da rua Maresfield Gardens, região oeste de Londres, foi a última moradia do criador da psicanálise. Transformado em museu, o espaço guarda mais que objetos pessoais dos antigos moradores – permanece ali um pouco da história de incontáveis analistas e analisandos

Os amores de Freud
Na adolescência, o criador da psicanálise enamora-se durante uma viagem; aos 26 anos encontra em Martha a paixão – e a transferência