Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Plataforma digital promete simular o funcionamento do cérebro humano

Projeto busca desenvolver tratamentos mais eficazes para doenças neurológicas

maio de 2014
Mopic/Shuttestock
Aproximadamente 300 especialistas em neurociência, medicina e computação de 26 países trabalham numa das pesquisas mais ambiciosas e promissoras que a ciência já viu: o Projeto Cérebro Humano (HBP, na sigla em inglês), coordenado pelo neurologista Henry Markram, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, e financiado pela União Europeia, com duração de 10 anos.

Com investimento de mais de 1 bilhão de euros, os cientistas garantem que será o modelo mais preciso do cérebro já produzido artificialmente, equivalente, na neurociência, ao Projeto Genoma Humano, que mapeou o DNA. O neurocientista Michael Schmuker, da Universidade Livre de Berlim, já desenvolveu um protótipo capaz de discriminar diferentes espécies de flores ou dígitos escritos à mão.

“Um dos principais objetivos é compreender melhor as bases das doenças do cérebro, criar um mapa dos transtornos neurológicos e entender suas inter-relações para ajudar profissionais de saúde mental a diagnosticar e tratar essas patologias com mais precisão”, diz Markram. (Com informações da agência de notícias da Universidade de Sussex).

Leia mais

Alterações nos padrões do cérebro em repouso ajudam a entender esquizofrenia

Pesquisadores da Universidade Yale tentam encontrar marcadores biológicos da psicopatologia

Recordações da infância podem ser apagadas por surgimento de novas células neurais

A neurogênese, processo intenso durante o desenvolvimento infantil, leva à menor lembrança de eventos passados