Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Podemos transmitir estados emocionais através do suor

Pesquisadores holandeses expuseram voluntários a odores secretados em situação de medo e de felicidade 

maio de 2015
SHUTTERSTOCK
Quando estamos em grupo, tendemos a nos comportar de maneira uniforme. A explicação para isso talvez não se resuma a aspectos psicossociais – pode ter a ver com o olfato, sugere um estudo publicado na Psychological Science, que analisou a hipótese de que podemos comunicar emoções por meio do suor.

O psicólogo Gün Semin, da Universidade de Utrecht, recrutou 12 homens que não fumavam, não tomavam medicação nem apresentavam distúrbio psicológico. Nos dias anteriores ao estudo, não consumiram álcool e determinados alimentos nem tiveram relações sexuais.

No laboratório, receberam uma ducha nas axilas, absorventes para colocar debaixo do braço e camisetas limpas. Em seguida, assistiram a filmes que induziam a estados emocionais específicos (medo, felicidade ou neutro). Ao final, os coletores higiênicos foram removidos e armazenados em frascos.

Para a segunda parte do estudo, os pesquisadores selecionaram 36 mulheres saudáveis. Elas permaneceram sentadas em uma cadeira e com o queixo posicionado num descanso apropriado, enquanto eram expostas aos recipientes com os três tipos de amostra, com intervalos de 5 minutos entre cada uma.

A análise da expressão facial revelou que as voluntárias que sentiram o cheiro do líquido excretado na situação de medo mostraram maior atividade no músculo frontal medial, uma característica comum de expressões de pavor. As que entraram em contato com o suor de felicidade apresentaram contração muscular típica de quem sente bem-estar.

“Nosso estudo mostra que ser exposto à transpiração produzida em momentos de felicidade induz à mesma sensação no receptor. Isso sugere que alguém que está alegre pode transmitir esse estado emocional aos outros ao redor. De certa forma, suar feliz é como sorrir – é contagioso”, conclui Semin.

Leia mais:

Por que choramos de felicidade
Este tipo de reação é um recurso do cérebro para controlar emoções excessivas

O sorriso pode ser contagioso
Ainda que de forma involuntária espelhamos gestos de outras pessoas