Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Por que imaginar uma tarefa ajuda a executá-la melhor

Experimentos que monitoraram movimentos oculares ajudam a entender porque treinos mentais melhoram o desempenho

setembro de 2014
Reljic Aleksandra/Shutterstock

Representar mentalmente um discurso ou uma partida de tênis ajuda você a se sair melhor ao vivo. Vários estudos já mostraram que isso realmente ocorre, mas não se sabe exatamente por quê. Uma teoria bem conhecida é que a visualização de uma tarefa ativa alguns dos mesmos caminhos neurais envolvidos em sua execução. Um estudo recentemente publicado na Psychological Science sustenta essa ideia. 

Em uma série de experimentos, pesquisadores da Universidade de Oslo usaram tecnologia de monitoramento dos movimentos oculares por meio de luz infravermelha para investigar como as pupilas reagiam quando os voluntários imaginavam diferentes intensidades de luz incidindo sobre os olhos e quando expostos à iluminação real. Em resposta à luz imaginária as pupilas se contraíram, em média, 87% da redução registrada durante a percepção da luz de verdade. No caso de escuridão criada mentalmente, aumentaram 56% da dilatação medida em contexto real. 

A descoberta ajuda a explicar por que treinos mentais podem melhorar o desempenho. A imagem mental ativa e fortalece os circuitos neurais não conscientes que são acionados em processos automáticos, como a dilatação da pupila.

Leia mais

Sabe onde fica o seu nariz?
A imagem mental que temos de nossos próprios membros é distorcida

Exercícios mentais contribuem para manter o foco
Com apenas alguns minutos de treino por dia é possível aumentar a concentração e melhorar a qualidade de vida

É possível treinar a memória contra a depressão
Exercícios cognitivos ajudam a desviar a mente de lembranças negativas