Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Questão de fidelidade

Tartaruga marinha gigante usa sempre os mesmos locais de alimentação, diz estudo

maio de 2007
₢ WAI CHIEW NG/ISTOCK PHOTO
Animais percorrem longas distâncias para voltar aos lugares de sempre
Pesquisadores da Universidade de Exeter, Reino Unido, descobriram que, depois da postura dos ovos, as tartarugas marinhas gigantes viajam centenas de quilômetros para se alimentar nos mesmos lugares de sempre. Publicado na Biological Sciences, o estudo mostra pela primeira vez que esses animais são tão fiéis aos sítios de alimentação e rotas migratórias quanto aos locais onde fazem seus ninhos.

“Foi surpreendente descobrir que as tartarugas percorrem tão longas distâncias para se alimentar. Sua memória é impressionante, já que elas voltam exatamente aos mesmos lugares e usam caminhos praticamente idênticos”, diz a bióloga Annete Broderick. Usando transmissores via satélite, a pesquisadora rastreou 20 fêmeas de tartarugas marinhas gigantes que usam duas praias do Chipre para botar seus ovos.

Todos os animais acompanhados por mais de seis meses usaram os mesmos locais de alimentação, movendo-se para águas mais profundas no inverno. Cinco fêmeas foram rastreadas por cinco anos, e todos os lugares de postura de ovos e de busca de alimentos foram mantidos. Os pesquisadores ainda não sabem como esse comportamento evoluiu, mas acreditam que as tartarugas marinhas sejam seres territoriais.