Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Restrição calórica melhora memória de idosos

janeiro de 2009
© Anne Clark/istockphoto
Reduzir as calorias da dieta pode melhorar a memória, afirmam cientistas da Universidade de Münster, na Alemanha, autores de uma pesquisa que será publicada esta semana no site da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

O trabalho foi desenvolvido com 50 pessoas com idade média de 60 anos, divididas em três grupos, acompanhados por um trimestre. Os integrantes da primeira equipe de voluntários teve ingestão de calorias reduzida em 30%. A segunda, o consumo de ácidos graxos insaturados aumentou 20%. O terceiro grupo, de controle, não sofreu alteração na dieta.

Em experimentos anteriores, feitos com ratos, os pesquisadores identificaram melhora na memória dos animais que passaram por restrição calórica e aumento no consumo de ácidos graxos insaturados, como os encontrados em azeite e em peixes. No estudo, feito com humanos, apenas o grupo da dieta com restrição calórica teve maior pontuação nos testes de memória, enquanto os outros dois não apresentaram alterações.

Outro dado relevante foi encontrado no sangue dos participantes que ingeriram menos calorias: uma diminuição dos níveis de insulina e de substância relacionadas à inflamação. Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem também um caminho para explorar o papel da insulina e da inflamação no declínio cognitivo em idosos. (Com informações da Agência Fapesp)