Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Risco de diabetes é duas vezes maior em mulheres com TEPT

Quanto mais severos os sintomas de transtorno de estresse pós-traumático, mais alto o risco de desenvolver a síndrome metabólica

janeiro de 2015
Bikeriderlondon/Shutterstock
Uma em cada nove mulheres irá desenvolver transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) em algum momento da vida (o dobro da taxa entre os homens), segundo estimativas recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS). O distúrbio psicológico ocorre em resposta a uma ocasião ou um evento estressante de curta ou longa duração e de natureza trágica ou catastrófica.

Agora, um estudo da Universidade Harvard e da Universidade Columbia revela que mulheres que passaram por situações traumáticas têm probabilidade duas vezes maior de desenvolver diabetes tipo 2.

Os pesquisadores analisaram dados coletados entre 1989 e 2011 de 49.739 mil voluntárias envolvidas no Estudo de Saúde das Enfermeiras 2 (experimento longitudinal que investiga fatores que influenciam a saúde feminina) e encontraram uma relação de resposta à exposição: quanto mais severos os sintomas do distúrbio de ansiedade, mais alto o risco de desenvolver a síndrome metabólica. Aos 60 anos, das 4% que apresentavam os piores sinais do TEPT, aproximadamente 12% haviam desenvolvido diabetes tipo 2, contra menos de 7% das demais. 

Segundo os cientistas, o uso de antidepressivos e o índice de massa corporal foram responsáveis por esse aumento em 34% e 14% respectivamente. Elementos como tabagismo, dieta, consumo de álcool e atividade física, porém, não ajudaram a esclarecer a associação. Os resultados, publicados na JAMA Psychiatry, reforçam a concepção de que é necessário ampliar os cuidados de saúde mental para tratar os fatores que contribuem para diabetes e outras doenças crônicas.

Leia mais

Conflitos em Gaza deixam sequelas psicológicas graves em jovens palestinos
Maioria dos adolescentes expostos a bombardeios desenvolve sintomas persistentes de transtornos de ansiedade, como TEPT

Traumas deletados
Cérebro humano pode ser treinado para suprimir memórias indesejadas, o que teria implicações importantes para o tratamento de problemas como depressão ou stress pós-traumático

 

O trauma de Bruce Wayne
O homem que se transforma no Batman apresenta indícios de sofrimento psicológico típicos de quem sofre de transtorno de stress pós-traumático.