Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Saia da caixa, literalmente

Mudar de ambiente faz você entrar em contato com novos estímulos e ajuda a liberar a imaginação

fevereiro de 2014
Masterlife/Latinstock
Se a inspiração não vem, deixe a mesa de trabalho por alguns momentos e vá dar uma volta. Caso não seja possível, pode ser eficaz simplesmente olhar pela janela e buscar o horizonte que ajuda a ventilar a mente e abrir caminho para o pensamento criativo. Ao menos é o que apontam alguns estudos que relacionam experiências sensoriais e insight.

Em um deles, publicado no Psychological Science, pesquisadores da Universidade de Administração de Cingapura levaram a expressão “sair da caixa” ao pé da letra e compararam a flexibilidade cognitiva de voluntários em uma mesma tarefa em diferentes situações: alguns deles a fizeram alojados em uma caixa de papelão, outros sentados fora dela e os demais circulando livremente pelo laboratório ou andando num espaço retangular. De forma geral, todos os que estavam fora da caixa se saíram melhor, segundo padrões de avaliação do pensamento criativo.

De acordo com a psicóloga Angela Leung, uma das autoras, a imaginação é estimulada quando a mente se percebe diante de novos estímulos. “Ande despreocupadamente pela sala ou, melhor ainda, caminhe sem pressa em um parque. Tente inserir na rotina experiências simples, mas que tragam novidades para seus sentidos, como ouvir uma música diferente, tentar outro caminho para o trabalho”, diz a psicóloga. Ela sugere que as novas percepções podem influenciar os pensamentos e, mesmo assimiladas em nível não consciente, oferecer uma ou outra peça para a complexa engrenagem que gera nossas ideias.