Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Sociedade Rorschach abre inscrições para cursos

janeiro de 2009
©ISTOCKPHOTO
Já estão abertas as inscrições para os cursos de especialização na prova de Rorschach e de aperfeiçoamento no tema, oferecidos pela Sociedade Rorschach de São Paulo (SRSP). Voltados para psicólogos e estudantes de psicologia a partir do 4º ano, os cursos têm carga horária média de 550 horas (400 delas teóricas e 150 práticas). O início está previsto para 3 de março.

A prova de Rorschach, elaborada em 1921, pelo psiquiatra suíço Hermann Rorschach, consiste em 10 lâminas com borrões de tinta que obedecem características específicas quanto à proporção, angularidade, luminosidade, equilíbrio espacial, cores e pregnância formal. Trata-se de um teste psicológico de personalidade que possibilita a análise das interpretações de um indivíduo para desenhos abstratos, a fim de avaliar o funcionamento e sua coerência emocional e mental, permitindo considerar uma gama ampla e profunda de características pessoais.

Desde que a pessoa tenha condições de se expressar verbalmente e suficiente acuidade visual, a técnica pode ser aplicada, independente da faixa etária e do nível cultural. Atualmente o instrumento é usado em pesquisa, para avaliação clínica, por neuropsicólogos, para orientação vocacional e nas áreas organizacional, jurídica e educacional.

A SRSP foi fundada em 24 de julho de 1952 pelo psiquiatra e psicólogo Aníbal Silveira, com o objetivo de ensinar o psicodiagnóstico de Rorschach, propiciar discussões científicas sobre a interpretação de protocolos. Atualmente, a entidade também oferece cursos nas áreas de psicologia e psiquiatria.

Informações: (11) 5083-8271/ 5539-0009 das 9h30 às 18h; rorschach@rorschach.com.br ou www.rorschach.com.br .