Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Terapia para gagueira na palma da mão

fevereiro de 2009
Cientistas americanos desenvolveram um software para o iPhone, o celular multifuncional da Apple, que funciona como um aliado na terapia para pessoas gagas. Estudo divulgado pelo Hollins Communications Research Institute (HCRI), em Roanoke, no estado da Virgínia, um centro de excelência no tratamento da gagueira, mostrou que a ferramenta permite ao paciente transferir de forma mais eficaz as habilidades aprendidas na clínica para as situações cotidianas.

O software consiste num sistema de monitoramento da voz que avalia a fluência verbal segundo parâmetros determinados pelos fonoaudiólogos. Assim, o paciente pode praticar em qualquer lugar os exercícios que aprendeu na terapia e receber imediatamente um feedback que o ajudará a aperfeiçoar o resultado.

O iPhone personalizado também grava estes exercícios num arquivo que depois é analisado pelos fonoaudiólogos, o permite que eles avaliem mais detalhadamente o progresso do paciente, aperfeiçoando suas próprias estratégias terapêuticas.

Segundo o pesquisador do HCRI, Ronald Webster, como o estudo teve grande adesão dos pacientes e os resultados foram extremamente positivos, a ferramenta já começa a ser usada formalmente nos serviços oferecidos pela instituição.