Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

UFSCar inaugura o primeiro Departamento de Gerontologia do Brasil

Especialistas acreditam que a orientação e assistência à população idosa pode ajudar no aumento da qualidade de vida, da satisfação pessoal e do bem-estar

abril de 2012
© LAZLO/SHUTTERSTOCK
A população de pessoas com 60 anos ou mais praticamente dobrou nos últimos 30 anos e representa hoje quase 10% dos brasileiros. A previsão é de que em 2050 cerca de 30% da população esteja nessa faixa etária, segundo dados do IBGE. Especialisas acreditam que são necessárias ações específicas para essa faixa etária, pensando nas consequências do envelhecimento.

Preocupados com a questão, representantes do Conselho Universitário (ConsUni) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) aprovaram a criação do primeiro setor, entre instituições de ensino superior brasileiras, dedicado especificamente ao campo de estudos que investiga as experiências de velhice, o Departamento de Gerontologia, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da universidade. A expectativa é de que a área expanda sua atuação em ensino, pesquisa e extensão e, inclusive, possa oferecer disciplinas para vários outros cursos da universidade.