Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Um minhocário na cabeça: livro aborda ansiedades infantis

Por meio da história das "minhocas" que vivem na cabeça de um menino de dez anos, a obra trata do medo da rejeição, da competição e do julgamento alheio

maio de 2014
Deco Farkas
Dentro da cabeça do menino Carlos moram várias minhocas. Há a Musculucoca, que nasceu quando ele percebeu que tinha os braços fininhos, nada musculosos ou parecidos com os de um super-herói. A Ignoroca, que fica mais gorda cada vez que Janaína, por quem Carlos é apaixonado, nem o nota. Astrogilso, que se remexia sempre que seu primo Astolfo, bom na escola e nos esportes, era elogiado. O pior é que elas parecem se reproduzir: a cada dia, surge uma nova, sua testa está até crescendo por causa da superlotação!

Escrito pela professora Luana Chnaiderman de Almeida, Minhocas trata das ansiedades de um sensível garoto de 10 anos. Com ilustrações de Deco Farkas, a obra disseca o minhocário interno de Carlos: seus sombrios pensamentos de rejeição, o medo de perder, a dor de se sentir julgado por todos. Com humor e leveja, Luana mostra quantas preocupações são capazes de tomar a mente das crianças e como elas mesmas, a despeito da pouca idade, são capazes de pensar e, muitas vezes, de superá-las.

A transformação de Carlos começa com um desafio: quando ele resolve sair sozinho para procurar seu amigo Léo, que se perdeu na cidade, iniciando uma aventura que o ajudará a perceber que, se parar de alimentar as minhocas, elas parar de crescer.

Minhocas. Luana Chnaiderman de Almeida. Cosac Naify, 2014. 80 págs. R$34,90.

Leia mais

Várias formas de ser família

Livro infantil traz personagens com diferentes contextos familiares e oferece aos adultos a oportunidade de falar com as crianças sobre que realmente importa na construção desse tipo singular de relacionamento

Aplicativo ajuda a falar de separação com os pequenos

Livro digital interativo traz personagem que tenta entender e aceitar as mudanças que acompanham a situação