Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Uma em cada cinco mulheres não atinge orgasmo

Maioria dos distúrbios sexuais é causada por problemas psicológicos, sociais ou culturais; somente 13% das pacientes que participaram de pesquisa sofrem de alterações hormonais

setembro de 2009
© Deborah Cloyed/Shutterstock
Entre as voluntárias acompanhadas, 48% sofriam de distúrbio do desejo sexual hipoativo
Uma em cada cinco mulheres não chega ao orgasmo durante as relações sexuais. Esse é o resultado de um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde no Centro de Referência e Especialização em Sexologia (Cresex), do Hospital Estadual Pérola Byington, em São Paulo. Segundo o estudo, a maioria dos distúrbios sexuais é tem origem psicológica, social ou cultural. Somente 13% das pacientes têm problemas orgânicos, como alterações hormonais ou transtornos provocados por patologias do corpo.

A pesquisa feita com base em 455 atendimentos realizados no hospital, entre 2007 e 2008, revelou que 48,5% das mulheres sofriam de distúrbio do desejo sexual hipoativo (falta de interesse sexual). Do total de pacientes, 18,2% recebeu diagnóstico de anorgasmia (falta de orgasmo) e outras 5,2%, de inibição sexual generalizada. Entre as principais queixas estão dor durante o coito (10%), sentimento de inadequação sexual (4,9%) e falta de excitação (2%).