Mente Cérebro
Clique e assine Mente Cérebro
Notícias

Unifesp e Dalai Lama: o encontro entre a ciência ocidental e o budismo

agosto de 2008
©OVIDIU IORDACHI/SHUTTERSTOCK/DALAI LAMA: DIVULGAÇÃO/JEAN-MICHEL: DIVULGAÇÃO
Há mais de 10 anos, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) investiga as bases científicas das práticas relacionadas à medicina tradicional, em especial os efeitos da acupuntura, meditação e ioga para a saúde física e mental. Em 2006, em sua terceira visita ao Brasil, o Dalai Lama, firmou um convênio de colaboração com a Unifesp, cujos termos estão ainda sendo definidos. Interessado em neurociências, o líder espiritual tem encorajado pesquisadores a avaliar os benefícios da meditação budista para o cérebro e a mente.

Segundo Luiz Eugênio de Mello, pró-reitor de graduação da universidade e presidente da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), estudiosos indianos têm vindo ao país para seminários. É o caso do médico e conselheiro técnico do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Médico Tibetano, Pema Dorjee, e do doutor em metafísica Geshe Lhakdor, diretor da Biblioteca e Arquivos Tibetanos de Dharamsala e tradutor oficial do Dalai Lama. Também já foram firmadas parcerias de pesquisas entre brasileiros e indianos, com a ida de pesquisadores do país à Índia.

Entre as atividades programadas para 2008, está o I Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas nos dias 5 e 6 de setembro, em São Paulo, com o objetivo de divulgar os estudos da área para profissionais da saúde, qualidade de vida e bem-estar. Organizado pela pró-reitoria de graduação da Unifesp e pela Associação Palas Athena, o evento contará com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Entre os temas a serem abordados estão as evidências científicas das medicinas tradicionais e as formas de tratamento para doenças crônicas, bem como as práticas contemplativas para favorecer a saúde mental e física e os modos de lidar com as emoções destrutivas por meio da compaixão.

Informações: Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, Unifesp. Rua Pedro de Toledo, 957, Vila Clementino, São Paulo. Tels. (11) 5085-0245, 5085-0247, 5085-0248, ou eventos@proex.epm.br e http://proex.epm.br/eventos08/medicinas_tradicionais/