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Ver fotos de bichinhos fofos aumenta concentração

Observar esse tipo de imagem desperta instinto protetor e deixa as pessoas mais cuidadosas

dezembro de 2012
Liliya Kulianionak/Shutterstock
A maioria dos usuários de internet já recebeu em sua caixa de e-mail fotografias de filhotes de cão ou gato flagrados com alguma expressão divertida, fantasiados com roupas de humanos ou em posições engraçadinhas. Pesquisadores japoneses decidiram estudar o efeito dessas imagens sobre a cognição e descobriram que observar fotos de animais kawaii – “fofo”, em japonês – pode ajudar a melhorar a concentração.  

Em um estudo publicado na PloS One, cientistas da Universidade de Hiroshima pediram que cerca de 50 estudantes participassem de tarefas que exigiam atenção, como um popular jogo infantil japonês que consiste em movimentar pequenos objetos com uma pinça sem deixá-los cair.  Antes das atividades, porém, metade dos voluntários viu fotos de bichinhos mostradas pelos pesquisadores, que observaram que esse grupo demonstrou muito mais foco e minúcia. Segundo os autores, mais que provocar emoções positivas, essas imagens despertam uma espécie de instinto protetor, o que deixa as pessoas mais atenciosas e cuidadosas. “É possível que o aumento da sensibilidade estimule movimentos mais suaves e precisos”, diz o coordenador da pesquisa, Hiroshi Nittono.