Cyber Vida Sexual
Seção dedicada a responder e-mails relacionados à sexualidade
É possível aumentar o tamanho do pênis?

por Sandra Vasques

O meu tem 10 cm e eu gostaria que chegasse aos 18. O que a senhora me aconselha?

Resposta: Apesar de muitas promessas fantásticas de tratamentos para aumentar o pênis, não existe nenhum deles com eficácia comprovada cientificamente, e nenhum é recomendado pela Sociedade Brasileira de Urologia.

"Você realmente tem um pênis menor que a média, 10 cm, e sei que em nossa sociedade não é fácil conviver sendo diferente da média. Mas é importante que você perceba que pode exercer seu papel de homem tão bem quanto outro que tenha um pênis maior que a média. Isso porque tamanho não garante competência, sensualidade e jogo amoroso. Ainda vale lembrar, que o terço mais externo da vagina é o que tem sensibilidade aos estímulos e, portanto, um pênis que consiga penetrar essa região já cumpre muito bem o objetivo de estimular bem à mulher. E um pênis de 10 cm penetra esta região e vai além" Existe uma cirurgia, considerada experimental, que ainda não tem o grau de segurança e eficácia ideais, que pode aumentar o pênis em estado flácido. O cirurgião solta um ligamento que existe internamente unindo o pênis ao púbis. O ganho é de 1 a 2 cm. Mas deve ser restrita aos casos em que o homem realmente tem necessidade dela. Existem riscos, que a princípio só compensariam a quem precisa mesmo de uma intervenção, como aqueles que têm micropênis, que é normalmente formado, mas com um tamanho muito pequeno, ao redor de 7,5 cm. O homem que vai se submeter a esta cirurgia deve ser informado de todos os cuidados, antes e depois da cirurgia, de seus riscos e possíveis resultados, que nem sempre são positivos. Um homem que não tenha micropênis, não deveria se submeter a tal procedimento. Este é o seu caso.

Como medir com precisão o tamanho do pênis

A medida do pênis deve ser tirada desde a base do membro, até a extremidade da glande (cabeça). Quando for medir, o homem deve estar em pé e com o pênis ereto - duro - e deve colocar a régua na base do mesmo, forçando um pouco contra o corpo, pois seu início se encontra ali dentro.

Tamanho do pênis brasileiro

Pesquisas indicam que a média do tamanho de pênis do brasileiro está em torno de 13 cm e a maior parte desses homens tem tamanhos que ficam num mínimo de 12 cm e máximo de 17 cm. Em todo o mundo, o tamanho não varia muito e está na média entre 12,1cm e 12,4. Veja bem, se a média mundial é essa, quer dizer que existem pênis de tamanhos menores e outros maiores que esta medida. Assim, um pênis de 10 cm está dentro da normalidade, ainda que considerado menor que a média. E, se ele funciona normalmente, é capaz de penetrar a vagina e ejacular, está cumprindo com as funções reprodutiva e erótica.

Por que o tamanho do pênis é tão importante para os homens

Para os homens, o tamanho do pênis é realmente muito importante. Isto não acontece sem razão. Afinal, vivemos em uma cultura que ainda é muito machista e onde também se pode divulgar, sem maiores consequências, informações sem nenhuma ética ou fundamento científico, como se fossem verdadeiras. Isto faz com que homens que poderiam viver muito bem com seus pênis, pois a grande maioria tem o tamanho adequado, se sintam mal e queiram recorrer a tratamentos para aumentar ou engrossar o pênis, como se pênis grandes garantissem maior virilidade ou orgasmos mais intensos. Isso não é verdade.

Você realmente tem um pênis menor que a média, 10 cm, e sei que em nossa sociedade não é fácil conviver sendo diferente da média. Mas é importante que você perceba que pode exercer seu papel de homem tão bem quanto outro que tenha um pênis maior que a média. Isso porque tamanho não garante competência, sensualidade, jogo amoroso. Ainda vale lembrar, que o terço mais externo da vagina é o que tem sensibilidade aos estímulos e, portanto, um pênis que consiga penetrar esta região já cumpre muito bem o objetivo de estimular bem à mulher. E um pênis de 10 cm penetra essa região e vai além. E mais um lembrete, as paredes da vagina se amoldam ao formato do pênis e assim são estimuladas, independente da espessura.

Assim, eu o aconselho a parar de procurar maneiras pouco ou nada eficazes de aumentar o pênis e comece a investir esse tempo, atenção e dinheiro para se divertir mais, se curtir mais, ficar de bem com a vida e com seu corpo. Alimente-se bem, faça exercícios que te deixem com uma aparência saudável, lute para realizar planos e sonhos. Estar de bem com a gente e de bom humor, atrai os olhares e desejo de quem nos rodeia. E acredite você vai fazer sucesso! Mas você precisa confiar em você, e nesta possibilidade de realmente se dar bem no exercício de sua sexualidade. Se você se sentir incomodado, envergonhado, vai se comportar de uma maneira que vai afastar seus possíveis pares. O problema não será o tamanho de seu pênis, mas como você administra esse fato dentro de você. Neste caso, um psicólogo poderá ajudá-lo a lidar melhor com o corpo que você tem.



Artigos relacionados - clique no título

>>> Tamanho do pênis influencia no prazer sexual?

>>> Tamanho do pênis, de fato, influencia no prazer sexual da mulher?

>>> Como lidar com a disfunção erétil

>>> Disfunção erétil atinge, em algum nível, 50% dos homens entre 40 e 70 anos




Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Colunas relacionadas:
SexoCyber Vida a DoisLuiz Alberto PyAmor
para ler as respostas anteriores
 
Sandra Vasques
é psicóloga especializada em sexualidade
>> Mais informações >>
Clique aqui para falar com Sandra Vasques
para a página principal
o