| Dicas do Dia | ||
| Informações sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida | ||
Excesso de cafeína pode tanto melhorar como piorar dor de cabeça; indica estudo |
||
|
A substância também é capaz de aliviar uma crise de enxaqueca, tanto é que muitas das medicações para essa doença têm cafeína em sua composição. Além disso, para quem usa cafeína diariamente, sua abstinência súbita pode causar crises de dor de cabeça. Um estudo publicado recentemente pelo periódico Journal of Headache and Pain confirma que o excesso de cafeína pode tanto melhorar como piorar as crises de dor de cabeça. O estudo foi conduzido na Noruega e envolveu mais de 50 mil pessoas que tinham o consumo médio de cafeína de 420mg/dia, o que significa umas quatro xícaras de café expresso. Cerca de 40% das pessoas estudadas relatou ter apresentado dor de cabeça no último ano e aquelas que consumiam mais cafeína tiveram maior chance de apresentar crises de dor. Por outro lado, cerca de 1% das pessoas apresentou crises por mais de 14 dias durante o mês, e esse risco de alta frequência de dor de cabeça foi menor entre aqueles que consumiam mais cafeína. Como lidar com o resultado do estudo? Os resultados sugerem que, para as pessoas que têm crises pouco
frequentes, o excesso de cafeína pode atrapalhar, e já para
quem tem alta frequência de crises, a cafeína pode até
ajudar. Esses resultados não são definitivos e o que se
pode recomendar por enquanto para quem sofre de dor de cabeça é
que não se deve abusar da cafeína, especialmente nos casos
de enxaqueca. Artigos relacionados - clique no título >>> Conheça a coluna 'Nutrição Funcional' >>> Suco de maçã pode ser aliado na prevenção e redução de risco de Alzheimer; indica estudo >>> Até alimentação saudável pode causar desequilíbrio orgânico e doenças >>> Alimentos crus e cozidos: vantagens e desvantagens
|
||
|
||
| Clique aqui para falar com Vya Estelar | ||
|
||