| Da Redação
| Cerveja, vinho ou destilado
- É indiferente, pois pesquisadores
defendem que o etanol é o agente agressor. “Vale ressaltar
que o uso combinado de álcool e tabaco potencializa o risco.
As principais associações entre álcool-câncer
estão ligadas aos seguintes cânceres: boca, faringe,
esôfago, laringe e agora mama |
O álcool pode potencializar os riscos para
câncer de mama. Isso é o que concluiu estudo realizado
na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. A pesquisa mostrou
que o álcool pode aumentar os níveis de estrogênio
que, por sua vez, estimulam o desenvolvimento de tumores que reagem
a hormônios – o que, na prática, significa 70%
dos cânceres de mama. |
O incremento nos riscos pode alcançar 51%, no caso de mulheres
que fazem ingestão de três ou mais doses de álcool
por dia. Aquelas que bebem uma ou duas doses têm 32% a mais de chance
de desenvolver a patologia. A pesquisa analisou informações
sobre o consumo de álcool de cerca de 185 mil mulheres na fase
pós-menopausa durante um período de sete anos.
Ligação Perigosa
A conexão entre álcool e câncer não é
de hoje. Estudos epidemiológicos já forneceram evidências
definitivas de que beber é uma forma de ameaçar a longevidade.
“A maior pesquisa já realizada detectou que o risco de câncer
em geral cresce com o consumo de 3 doses por dia e alcança incremento
de 60% quando o indivíduo bebe 6 ou mais doses”, destaca
o oncologista Murilo Buso.
Tipo de bebida
Cerveja, vinho ou destilado - É indiferente, pois pesquisadores
defendem que o etanol é o agente agressor. “Vale ressaltar
que o uso combinado de álcool e tabaco potencializa o risco”,
adverte. As principais associações álcool-câncer
estão ligadas aos seguintes cânceres: boca, faringe, esôfago,
laringe e agora mama.
Além de agente causal de cirrose hepática, em interação
com outros fatores - como, por exemplo, o vírus da hepatite B,
o álcool está relacionado entre 2-4% das mortes por câncer.
“O conselho para as pessoas que optarem por beber é que o
façam eventualmente. O limite máximo estabelecido é
de dois drinques por dia para homens e um para mulheres. Mulheres grávidas,
crianças e adolescentes não devem ingerir bebida alcoólica”,
orienta o médico.
Como o álcool age no organismo?
O álcool é presença certa na vida social dos brasileiros.
Por essa razão, é imprescindível destacar que o consumo
excessivo está relacionado a várias doenças. O uso
moderado de bebidas alcoólicas é um passo importante para
quem busca viver muito e bem. Seus efeitos variam de acordo com a rapidez
e a freqüência com que é ingerido, com a quantidade
de alimentos consumidos durante a ingestão de bebidas alcoólicas,
com o peso da pessoa, seu estado de espírito, entre outros aspectos.
Contudo, por atingir rapidamente o sistema nervoso central, invariavelmente
provoca diminuição da coordenação motora,
redução dos reflexos e a alterações de comportamento,
que vão da desinibição à agressividade. Uma
parcela de álcool introduzida no organismo é absorvida pela
mucosa da boca. A maioria, porém, é absorvida pelo estômago
e pelo intestino delgado e daí vai para circulação
sangüínea. Aproximadamente 90% da absorção se
dá em 1 hora. Porém, o mesmo não ocorre com a eliminação,
que demora de 6 a 8 horas e é feita através do fígado
(90%), da respiração (8%) e da transpiração
(2%).
|