Céu da semana
Perfil astrológico dos sete dias da semana

Semana de 28 de junho a 04 de julho
por Milene Schmitt Batista


Sol e Netuno em aspecto: nitidez e clareza no plano emocional

Destaque da Semana

Há uma semana do início do inverno, o Sol ingressou em Câncer no dia 21.06, várias emoções e sentimentos surgiram. Uma das épocas mais fecundas do ano, onde as coisas principiam. Em Áries signo de ritmo cardinal (início), o primeiro pontapé e cabeçada, depois Câncer também de ritmo cardinal, o tempo de gerar e para que isso aconteça é necessário recolhimento, cuidado, proteção.

A semente embaixo da terra e a água (Câncer) que nutre, umedece para que a semente germine, brote. Ao mesmo tempo em que alimenta, vai amolecendo a casca para que todo o ciclo aconteça de forma segura e firme. Agora é momento de preparar a terra, ver em que condições ela se encontra, e o que tem condições de brotar, para o próximo ciclo no dia 15.07(Lua e Sol em Câncer), confirmar a gestação. Como saber isso? Qualificar o solo, criando condições, através da sensibilidade, sensitividade, familiaridade com as emoções, lidar com elas sem medo, sem desprezá-las tratando como algo menor, saber o que fazer quando elas surgem, sem esconder, reprimir e bloquear. Nutrir-se e alimentar-se do que é importante, que transcende o tempo e as formas. Mesmo que aparentemente controladas, elas estão aí e irrompem nos momentos inadequados, mais difíceis e com isso atitudes impulsivas, que gerem consequências ao longo da vida, com uma sensação contínua de desconforto, intranquilidade e desproteção. Não é mais voltar ao útero, buscar o colo da mãe, mas ser o seu próprio aconchego, o seu abrigo.

Sol e Netuno em aspecto até o dia 04.07 que trará com nitidez e clareza, muitas sensações que reforçam ver com mais sutileza o que acontece no mundo emocional, preparando para a oposição com Plutão com início no dia 05.07, que desnudarão emoções profundas, intensas e incômodas através das pessoas íntimas e muito próximas, dos familiares, situações e coisas do passado que fazem sofrer, e estão pedindo para serem soltas sem mais resistência; assumir a responsabilidade pela sua parte e disposição de ouvir o que o outro tem a dizer. Deixar ir o que não tem mais sentido de ser e estar (outro aspecto de preparar o solo).

Mercúrio no dia 29.06 inicia aspecto com Vênus, Júpiter e Urano até o dia 07.07, fazendo participação mais que especial com os três, com suas asas mensageiras, trazendo ar-ticulação entre eles, e a comunicação fluindo, sendo o curinga em todas as trocas, contatos e movimento. Facilidade para resolver as questões e formular algo oportuno, diferente, com agilidade e leveza.

A Vênus, Júpiter e Urano em um belíssimo aspecto proporcionando enxergar: talentos, vocação, novos rumos. Apostar na originalidade e ações pioneiras. Exercer a própria vontade, com visão mais ampla e doses generosas de fé em si, otimismo, enxergar a própria luz, ou por que ela está fraca, oscilante. Honestidade de ver os pontos fracos. Coragem de gostar de si mesmo, sem condições ou várias ressalva. Dar liberdade para ser quem se é sem ressalvas ou justificativas. Integridade. Nobreza. Celebrar a vida. Começou a fazer algo que realmente gosta que diverte, um hobby, algo ligado à arte, que é possível expressar vários aspectos da criatividade no trabalho, nas atividades que já vem fazendo? Ouvir que rumos o espírito está apontando para quando o Sol no próximo mês ingressar em Leão e iluminar o caminho.

Abertura para se relacionar com alegria, sem querer controlar através de jogos, estratégias, apenas entusiasmo, pois corre o risco de ficar fora da brincadeira, sem ter para quem ronronar, e quando se der conta já se apaixonou, mas perdeu a chance, ou seja, por não estar presente inteiro (a). Jogou a sorte no ar para que as coisas aconteçam e se efetivem depende da ação, de fazer, estar presente, ser o próprio líder e autor da mudança. Sem escolhas e decisões a roda não gira. O céu se movimenta, monta um cenário, mas para que as coisas aconteçam depende dos atores e de sua atuação, interpretação e interação. Investimentos favorecidos como uma bela oportunidade, um presente, desde que para fechar algo que já foi pesquisado, checado que é seguro e venha de algo estruturado e consolidado.

Ótimas oportunidades, convites inesperados e surpreendentes são tendência com esse aspecto, em um trabalho que já vem sendo feito, pelo potencial de crescimento, de sucesso (sucessão) e capacidade de ir muito além pela criatividade, empenho, autonomia e compromisso. Ofício personalizado e de qualidade ímpar. Pessoas com liderança, capacidade para administrar e lidar com inúmeras responsabilidades com respeito e respeitando. Esse aspecto benéfico, de prosperidade ativo durante a fase cheia que é o período da colheita.

Marte em Câncer se ambientando, ainda no início do seu ingresso depois da passagem por Gêmeos (elemento ar) da leveza para a água que é mais densa, e como agir a partir das alterações de humor e estados emocionais. A ação é mais vagarosa e cuidadosa no meio da lama, mais escuras e turvas em vários momentos.

No dia 04.07 Marte inicia aspecto com Netuno que vai abrindo caminhos com o seu tridente e sinalizando (intuição) por onde seguir e usar as pinças para pegar exatamente o que quer, sem interferências emocionais, sem enredar-se por mágoas, ou querendo evitar qualquer sofrimento, observando tudo até ter segurança para agir.

Saturno colocando nos raios-X para ver o que está realmente curado ou apenas superficialmente, que precisa ser observado além das aparências, mas internamente. Esse período é oportuno para aceitar os fatos, pois só assim é possível prosseguir. Não aceitar, não modifica a realidade, mas sim o entendimento dela por inteiro, sem paralisar. Como uma investigação que vai conduzindo a compreensão e simultaneamente cicatrizando. Que estruturas internas ficaram abaladas precisando ser tratadas com cuidado, de reforço, apoio temporário até que estejam regeneradas, restauradas e com muito mais capacidade em sua estrutura: forte e ampliada?

Domingo - 28 de Junho

A Lua em Escorpião em aspecto com Vênus e Júpiter. O excesso ou exagero da noite de ontem pedem descanso, silêncio e introspecção. Não apenas pelo movimento, mas a intensidade emocional gerada e excitação que ainda estão acentuadas. Depois o contato com Saturno que precisa de maior atenção para não se machucar mais, ficar mexendo na ferida sem refletir, com o risco de se sabotar e levar adiante, gerando mais raiva, indignação e desconfiança. Pegar a lanterna e ver o núcleo, o que está ainda inflamado, purgando, e então, começar fazer a assepsia e deixar o tempo se encarregar de fechar, revelar e mostrar o que é preciso fazer. Delimitar a dor.

Segunda - 29 de Junho

Alívio na alma e já enxergando sob outra ótica e perspectiva, mesmo que tenha um caminho a percorrer. Ah, tem um caminho, a dor não é obstáculo. Caminhar, galopar faz parte da cura. Até a visão pode ser mais otimista e sensação de liberdade com a Lua em Sagitário. À tarde no aspecto com Netuno as direções podem ser muitas e confundir. Enxergar amplo, ver o horizonte aberto, é o que importa, pois o aspecto com os nodos traz coisas do passado através do relacionamento, mas aponta sempre para o presente, que delineia o futuro, com olhar próprio, sem as antigas interferências vindas do social.

Terça-feira - 30 de Junho

E a roda volta com velocidade, com força, com mais um tantão de coisas resolvidas, claras por dentro, refletindo fora. Objetividade e racionalidade com resposta positiva aos movimentos feitos, o que foi pensado, articulado, com a flecha luminosa da fé em si. Lembra que falei para guardá-las? Mas lá no coração, de onde ela nunca se perde pela nobreza que vem dele e acende rápido, quando se compreende a dor olhando para ela com coragem, força como a beleza de um cavalo livre. Lua em aspecto com Mercúrio, Vênus, Júpiter e Urano. Subir a outra metade da montanha é o limite, as vésperas da fase cheia.

Quarta-feira - 01 de Julho

Já se sabe o tamanho da liberdade, agora precisa da força de uma cabra para a escalada, rumo ao topo da montanha e de lá avistar toda a paisagem. A Lua faz aspecto com Marte que lembra adversidades do passado, precaver-se, assegurar-se com todos os cuidados necessários. Marte no signo de Câncer tem que se adequar para lidar com tantos cuidados e não se indispor, evitando desentendimentos desnecessários. É momento de colheita e para isso contar com o apoio de todos. "Vamos brindar a vida, meu bem..." (Ai, Ai, Ai - Vanessa da Matta), com Mercúrio, Vênus, Júpiter e Urano em aspecto.

Quinta-feira - 02 de Julho

A seriedade e responsabilidade da Lua junto de Plutão começando a contabilizar os primeiros ganhos e o que ainda está por vir. Sem medo do que se apresenta e lidar com alguma surpresa que pode vir do contato com Urano, precisando refazer, negociar e reajustar. O mais importante é não ser levado pelas exigências e cobranças desproporcionais. Isso vem lá do emocional que inflaciona o mental. O Sol está em Câncer: aceitação do limite humano.

Sexta-feira - 03 de Julho

Resolvendo os impasses, de cabeça mais fresca e no meio da manhã a Lua ingressa em Aquário. Sem ficar agressivo, irritadiço e agir de forma imprevisível, mas deixar o vento forte bater e trazer uma ideia nova e diferente, para o restante do dia com a Lua praticamente sem aspecto; deixar a cabeça livre para começar a rabiscar outros projetos, fazer algo que é caro, importante; encontrar amigos íntimos, conversar, dar atenção, fazer um mimo, uma delicadeza com quem se tem afeto com muitos começos, meios, mas sem fim. Colocar em dia a comunicação afetiva e propósitos de vida em comum.

Sábado - 04 de Julho

Os contatos de ontem foram melhor do que o esperado, surgindo outras possibilidades e outros mais projetos de vida em comum. Conceitos, paradigmas antigos e familiares que não servem mais, foram limpos pelas águas cálidas, sábias e fartas da Mãe d'Água (Câncer) brotando e sendo jorradas do cântaro de Aquário.

"Realce, realce
Quanto mais purpurina, melhor
Realce, realce
Com a cor do veludo
Com amor, com tudo
De real teor de beleza

Não se impaciente
O que a gente sente, sente
Ainda que não se tente, afetará"
O afeto é fogo
E o modo do fogo é quente
E de repente a gente queimará."

Realce - Gilberto Gil

para falar com a astróloga Milene Schmitt Batista


Artigos relacionados - clique no título

>>> Astrologia: o que é e para quê?

>>> Astrologia e destino: De que forma o futuro é “escrito nas estrelas”?

 





Leia outras colunas interessantes aqui abaixo
Lua Fora de Curso Outro Lado Ser Integral Neoxamanismo

 
 
  Milene Schmitt Batista é astróloga
>> Mais informações>>
 
 
para a página principal