Medicina Tradicional Chinesa
Dicas para sua saúde mental, emocional, física e espiritual

Chá verde não é remédio para todos os males
por Jou Eel Jia


Última entrevista publicada no Vya Estelar - clique aqui e leia - sobre chá verde gerou mais uma saraivada de e-mails. O médico especializado em MTC Dr. Jou Eel Jia esclarece dois pontos:

1º) "Estão fazendo uma verdadeira panacéia com o chá verde, ele não é remédio para todos os males", diz o médico.

2º) Qualquer pessoa que tenha um estado de saúde alterado, deve consultar seu médico para saber se pode tomá-lo; ou se o chá verde serve para isso, para aquilo... Mas a princípio o chá verde, se não tomado em excesso, não possui contra-indicação, exceto para quem tem histórico de gastrite, pois um dos seus compostos, o tanino, pode irritar a parede do estômago, mesmo se tomado em cápsulas.

Vya Estelar - Existe uma quantidade máxima para se tomar o chá verde e um mínimo para sentir os benefícios de suas propriedades?

Dr. Jou Eel Jia - Cinco xícaras no máximo e duas a três xícaras por dia, é uma boa indicação para se usufruir de seus benefícios.

Vya Estelar - Qual é o melhor intervalo para se tomar o chá verde, para quem deseja emagrecer?

Dr. Jou Eel Jia - Três a quatro vezes ao dia no intervalo entre as refeições.

Vya Estelar - Pode ser tomado antes das refeições?

Dr. Jou Eel Jia - Pode sim, mas o ideal e depois para ajudar na digestão e não agredir o estômago.

Vya Estelar – O chá verde pode ser tomado com açúcar ou adoçante?

Dr. Jou Eel Jia – Sim, isso não altera suas propriedades.

Vya Estelar - O chá verde causa insônia?

Dr. Jou Eel Jia – Não provoca insônia, mas pode prejudicar a qualidade do sono, se tomado em excesso, devido suas propriedades estimulantes. Por isso deve ser tomado no máximo até umas três ou quatro horas antes de ir se deitar. O chá verde não possui cafeína, mas um excitante chamado teofilina.

Vya Estelar - Sabonete e hidratante à base de chá verde, tem algum efeito sobre a saúde?

Dr. Jou Eel Jia – Não existe uma comprovação científica. Mas é provável que seu poder adstringente possa reduzir certas secreções da pele como as glândulas sebáceas que deixam a pele oleosa.

Vya Estelar - Camélia Sinensis, presente no chá verde, é prejudicial para o fígado?

Dr. Jou Eel Jia - Só se tomar em excesso, mais de cinco xícaras por dia, pois o efeito de um composto do chá verde o tanino, pode agredir o sistema digestivo.

Vya Estelar – Chá verde ajuda no tratamento de bronquite?

Dr. Jou Eel Jia – Não existe estudo clínico a respeito.

Vya Estelar - Chá verde inibe ou aumenta a libido?

Dr. Jou Eel Jia – Não existe nenhum estudo científico sobre isso.

Vya Estelar – Chá verde pode provocar espinhas?

Dr. Jou Eel Jia – Que eu saiba não. Não existe nenhum estudo que indique isso.

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento



Artigos relacionados - clique no título




>>> Enjoos, sobrepeso e inchaço na gravidez? Acupuntura e chás

>>> Chá verde não é remédio para todos os males

>>> Dúvidas mais comuns sobre o consumo de chá verde

>>> História e benefícios do chá verde



Colunas relacionadas:
Medicina ComplementarHolismoYoga Viver Bem
para ler artigos anteriores
 
Jou Eel Jia
é formado em Medicina pela UNIFESP e é
Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC)
>> Mais informações >>
Clique aqui para falar com Jou Eel Jia
para a página principal