Cyber Fitness
Seção dedicada a responder e-mails relacionados à atividade física, condicionamento físico, boa forma, corpo saudável...

Como elaborar o treino para malhar coxas e glúteos?





por Simone Sarti

Gostaria de saber se há problema malhar a parte da frente da coxa e a de trás no mesmo dia ou glúteos e a parte da frente da coxa?

"Independente do que você for trabalhar num mesmo dia, para cada músculo trabalhado, deve-se dar um descanso de 24 a 72 horas antes do novo estímulo. É no descanso que se obtêm os ganhos"

Resposta: Existem muitas formas de se dividir o programa de treinamento

Você vai encontrar programas completos (para todo o corpo) dividido em duas, em três ou até um único programa dividido em quatro partes e você treina cada uma das partes praticamente uma vez na semana. Isso depende muito do seu objetivo, pois essa divisão está diretamente ligada à intensidade do treino, pois para se dar um intervalo tão grande, esse estímulo tem que ser muito forte.

Agora, se o objetivo for por exemplo, resistência muscular, não é possível treinar apenas uma vez na semana.

Portanto, tendo bem claro seu objetivo, o programa vai ser montado e o mais importante será o intervalo entre os exercícios para um mesmo grupo muscular.

Independente do que você for trabalhar num mesmo dia, para cada músculo trabalhado, deve-se dar um descanso de 24 a 72 horas antes do novo estímulo. É no descanso que se obtêm os ganhos.

Isso tudo é muito individual. O professor deve conhecer bem o aluno, pois cada um vai responder e se desenvolver de forma bem particular. Cabe ao professor acompanhá-lo para encaixar as mudanças no treinamento e determinar a intensidade e o tempo de repouso necessário e adequado.

Artigos relacionados - clique no título



>>> Atividade física: Qual é o mínimo para deixar de ser sedentário?

>>> Sedentarismo: Por que faz tão mal ficar parado?

>>> Quem faz atividade física produz mais no trabalho

>>> Dez dicas para fugir do sedentarismo no dia a dia



ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de educação física e não se caracterizam como sendo um atendimento

Colunas relacionadas:
Psicologia do Esporte Cérebro & Corpo Fisioterapia Nutrição Funcional
para ler respostas anteriores
 
Simone Sarti
é personal trainer com pós-graduação em fisiologia do exercício (USP)
>> Mais informações >>
Clique aqui para falar com Simone Sarti
para a página principal