Corpo
Dicas para um corpo saudável e boa forma

Dançar, por si só, é uma atividade física?
por Simone Sarti

Dançar é muito bom. Existe até a paródia: Quem dança seus males espanta. A dança é uma atividade física e pode ser considerada vigorosa dependendo do seu ritmo ou duração. Para descrever as vantagens da dança como exercício, devemos considerar alguns fatores. Por exemplo, o ritmo quanto mais intenso, mais vai exigir gasto calórico.

Sambar exige mais esforço do que dançar um bolero; dançar um frevo mais do que sambar. O tempo também vai influenciar bastante. Aprender a dançar durante uma hora, obviamente vai gastar menos do que dançar uma hora sem interrupção.

É difícil definir o gasto calórico de cada pessoa, mas considerando um indivíduo de 60 kg, ele gastaria aproximadamente de 200 a 400 calorias em uma hora, num ritmo lento ou mais vigoroso respectivamente. A escolha da modalidade vai definir os grupos musculares mais trabalhados.

Samba, frevo e salsa exigem muito das pernas e glúteos. Já o rock (anos 50/60) e o tango utilizam muitos movimentos de braço e uma boa dose de flexibilidade. De qualquer forma, a dança no geral (não só as de salão, mas o ballet, o jazz, etc), movimenta todo o corpo, trabalhando força, flexibilidade, ritmo e coordenação motora.

Dependendo do seu objetivo com relação à sua forma física (condicionamento cardiovascular, emagrecimento, aumento de massa muscular) será necessário acrescentar à dança um programa de exercícios mais específico.

Para quem já está com vontade de sair dançando, aqui vai uma dica.

Quando vamos aprender algo novo, devemos sempre procurar profissionais capacitados e especializados; quando se trata do nosso corpo, é nossa saúde que está em jogo e assim como em qualquer outra atividade física, corremos o risco de nos machucar, se fizermos movimentos errados, não utilizarmos a técnica correta ou a postura adequada.

Um professor que além de ensinar os passos da dança, também dará importância à consciência corporal e respeitará as características e limites de cada aluno. Isso é o mais indicado para essa tarefa, que ao mesmo tempo é extenuante e nos enche de energia.

Quanto se gasta de caloria em uma hora de dança sem parar?

Não existe uma tabela especificamente sobre gasto calórico por hora (cal/h) para a dança. Nas tabelas relacionadas a exercícios físicos só tem 'dança' de forma generalizada. Como já disse, numa média geral dançar para um indivíduo de 60 kg = 200 a 400cal/hora aproximadamente num ritmo lento ou mais rápido respectivamente. Mas vai aqui algums exemplos de quantas calorias você queimaria em uma hora de dança nos seguintes estilos:

Ex: Dança moderna. Se você pesa 70 kg

70 X 5.7 (cal/hora) = 399 calorias em uma hora

Dança de salão = 3.5 (cal/h) x peso 

Frevo = 70 X 5.9 = 413 cal


Artigos relacionados - clique no título

>>> Leia a coluna Cerebro & Corpo

>>> Sem motivação para atividade física? Saiba o que fazer

>>> Exercício físico e emoção estão intimamente ligados

>>> Experimente dançar meditando

Colunas relacionadas:
Vida SaudávelBelezaYoga Nutrição Funcional
para ler artigos anteriores
este artigo para um amigo
Simone Sarti
é profa. de Educação Física com pós-graduação em Fisiologia do Exercício
>> Mais informações >>
Clique aqui
e compre o livro
"Mais jovem a cada dia" de
Sonia Corazza e Simone Sarti
para a página principal