Dicas do Dia
Informações sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida

Diet, light ou zero: Você sabe a diferença?

Da Redação

Produtos diet, light e zero. Diariamente os consumidores encontram novos produtos com essas denominações nos supermercados, bastante em moda nos dias de hoje. Mas qual a real diferença entre cada um deles?

Diet

Alimentos diet são aqueles em que é retirado um dos componentes nutricionais. Esses alimentos são indicados para quem tem restrições alimentares a algumas substâncias, não necessariamente ao açúcar - podem ser produtos com redução de sal, proteínas ou gorduras. No entanto, a maioria dos alimentos diet disponível, por ser voltada aos diabéticos, é isenta de açúcar ou possui açúcares de absorção lenta, embora possam conter gordura. Isso significa que não há redução de calorias, por isso não são produtos indicados para quem deseja reduzir o peso.

Light

O que faz um produto ser light é a redução em, pelo menos, 25% de algum nutriente fornecedor de quilocalorias, como gordura, sal, açúcar e colesterol. Isso faz com que os alimentos light tenham menor valor energético, mas não quer dizer que eles não tenham em sua composição essas substâncias. São, principalmente, indicados para dietas em que precise haver restrição de calorias.

Zero

Já os produtos zero, são assim denominados por apresentaram 0% - ou seja, sem calorias -, porém não possuem redução de gorduras e sais, apenas a substituição dos açúcares por produtos não-calóricos. Diferem, também, dos alimentos diet por terem redução de quilocalorias.

O mais indicado por médicos e nutricionistas na escolha mais adequada para cada dieta é a utilização consciente desses tipos de produtos de acordo com as restrições alimentares de cada pessoa. Porém independentemente da dieta a ser seguida, o mais saudável é procurar pelos rótulos que não contenham gorduras como as "trans" saturadas e colesterol e também optar sempre por aqueles que são ricos em fibras e vitaminas.

Artigos relacionados - clique no título

>>> O que são alimentos diet e light?

>>> Guia completo para o consumo saudável de chocolates na Páscoa

>>> Aprenda como guardar os alimentos para comer menos

>>> Entenda os rótulos dos adoçantes

para ler artigos anteriores
este artigo para um amigo
Clique aqui para falar com Vya Estelar
para a página principal