Cyber Fitness
Seção dedicada a responder e-mails relacionados à atividade física, condicionamento físico, boa forma, corpo saudável...
Como se motivar para fazer bicicleta ergométrica em casa?

por Simone Sarti

"Para ser bem-sucedida na prática de ergométrica em casa é preciso estratégia, disciplina, perseverança e força de vontade" Resposta: Antes de encarar uma bicicleta em casa, querendo a qualquer custo perder alguns quilos, tenha calma e pense bem nos seus objetivos.Você sabe que quer emagrecer e cuidar da saúde. Então diga para si mesma que é isso o que quer e coloque como uma de suas prioridades.

Não é necessário fazer todos os dias e, no início, você não deve mesmo. Separe dois ou três dias na semana (alternados), sempre no mesmo horário e preferencialmente antes de qualquer outro compromisso, para não ter a desculpa de não fazer porque não deu tempo, chegou cansada, etc. Marque uma data para seu reinício e compre algo novo para você relacionado a sua atividade, como uma garrafinha de água incrementada, um gel para banco de bicicleta (fica mais confortável ) ou qualquer outra coisa que lhe agrade.

Na primeira vez, faça somente o tempo que aguentar (não importa quanto) sem “sofrimento”. Ou seja, antes de estar ofegante, sentir dores ou cansar da postura. A partir desse tempo é que você vai planejar seu programa. Se foi 3, 5, 10 ou 30 minutos, a cada três treinos, você vai aumentar em 10% esse tempo.
Acerte a altura do banco de forma que sentada, quando o pedal estiver em baixo, seu pé esteja todo apoiado (não na ponta do pé) e o joelho com uma leve flexão.

Calcule sua frequência cardíaca de treino para trabalhar em segurança. A fórmula mais usada ainda é 220 - idade. Utilize 65% desse valor para o seu limite mínimo de batimentos cardíacos e 85% como limite máximo.

Deixe ao seu lado água fresca, coloque uma música animada e que você goste bastante.

Nesse momento, tenha em mente que você está fazendo isso para o seu bem-estar.

Os resultados serão sempre a médio e longo prazo. Porém, se você achar que isso é muito tempo, pense que se você não começar a fazer um pouquinho agora, daqui a alguns meses, você estará do mesmo jeito. Portanto não desista, pois realmente vale a pena!

Artigos relacionados - clique no título

>>> Como enrijecer os glúteos?

>>> Sempre procuro movimentar meu corpo no dia a dia. Deixei de ser sedentário?

>>> O que fazer para melhorar meu rendimento na corrida?

>>> Caminhada em ritmo intenso pode trazer os mesmos benefícios de uma corrida?



ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de educação física e não se caracterizam como sendo um atendimento

Colunas relacionadas:
Psicologia do Esporte Cérebro & Corpo Fisioterapia Nutrição Funcional
para ler respostas anteriores
 
Simone Sarti
é personal trainer com pós-graduação em fisiologia do exercício (USP)
>> Mais informações >>
Clique aqui para falar com Simone Sarti
para a página principal