Cyber Carreira
Seção dedicada a responder e-mails relacionados à vida profissional

Como lidar com a falsidade no ambiente de trabalho?

Não consigo lidar com pessoas falsas, tenho medo delas, pois me magoam o tempo todo

Resposta: De fato, não é fácil lidar com pessoas em quem não se pode confiar, especialmente quando elas nos magoam o tempo todo. No entanto, você terá de enfrentar esse e outros tipos de pessoas-problema em sua vida pessoal e profissional. O ambiente de trabalho, geralmente, é um cenário de competições, com regras mais ou menos claras. Essa competição é da natureza humana e você teria que se exilar como aquele náufrago do filme com o mesmo nome, se quiser fugir da ambição humana.

Descobrir coisas ruins nas pessoas também não deveria ser surpresa para você, pois todos nós temos coisas que aos olhos dos outros podem ser ruins, não é? Então, em nosso mundo de imperfeições e de competição acirrada, primeiro você precisa aceitar essa realidade, deve estabelecer seus limites do que não vai suportar e deve avaliar com bom senso aquelas pessoas que podem valer a pena conversar e tentar esclarecer a “falsidade” para não se isolar de todas as pessoas, pois isso não só não a ajudará mas poderá classificá-la como uma ameaça – aquela que apenas critica a todos por se julgar superior – mesmo que você não queira. Escolha suas “armas”, como palavras com compreensão e empatia, arme sua percepção das intenções do “inimigo”, desfralde sua bandeira da ética e entre no jogo.

Esta coluna trata exclusivamente de ASSUNTOS PROFISSIONAIS, pedimos a gentileza de enviar somente perguntas pertinentes a este tema.

Artigos relacionados - clique no título

>>> Sou arrogante no trabalho. Como posso mudar?

>>> Relação entre personalidade, trabalho em equipe e feedback

>>> Chefes-malas e ambiente ruim nas empresas são motivos para desistir da carreira?

>>> Estou sendo vítima de assédio moral. O que eu faço?

Colunas relacionadas:
Gestão PessoalRoberto ShinyashikiIntegre-seDinheiro
para ler as respostas
este artigo para um amigo
Roberto Santos
é profissional de Recursos Humanos, com 30 anos de experiência, inclusive como executivo em grandes organizações multinacionais
>> Mais informações >>
Clique aqui para falar com Roberto Santos
para a página principal