Holismo
Dicas para viver com saúde plena através de terapias naturais
Jabuticaba possui inúmeras propriedades nutricionais e medicinais
Gilberto Coutinho

Benefícios da jabuticaba à saúde - "Protege e estimulam a reparação dos tecidos ricos em colágeno – principal proteína da pele, responsável pela firmeza e elasticidade; protege contra a aterosclerose; combate as rugas, reduzem a produção de histamina (o que aumenta a resistência do organismo contra a agressão de certas substâncias mutagênicas), o colesterol comum e o LDL (o mau colesterol) e os radicais livres; melhora a circulação sangüínea periférica..."

1) Qual a origem da jabuticabeira?

A jabuticaba (do tupi “iapoti kaba” que significa “frutas em botão”), para o orgulho dos brasileiros, é uma fruta silvestre 100% brasileira, típica da Mata Atlântica. É encontrada nas regiões tropicais, do Norte ao Sul do país, e são três as espécies cultivadas. A jabuticaba-sabará (Myrciaria cauliflora) é a mais saborosa, cujos frutos são de tamanho médio.

2) A jabuticaba é uma fruta rica em antocianidina. Quais os benefícios dessa substância para o organismo?

As antocianidinas pertencem à classe dos bioflavonóides (compostos amplamente distribuídos no reino vegetal, descobertos em 1936, que apresentam ação semelhante à vitamina C; também denominados vitamina P), que conferem às plantas, frutas e flores uma cor que varia do vermelho ao azul. Dentre os grupos de bioflavonóides, encontram-se as pró-antocianidinas, precursoras das antocianidinas. As pró-antocianidinas são atóxicas, solúveis em água e facilmente encontradas nos vegetais; as mais ativas são aquelas extraídas da casca dos pinheiros (patenteada na França, em 1951) e das sementes da uva (também patenteada na França, em 1970).

Nas últimas duas décadas, inúmeros estudos e pesquisas contribuíram para uma melhor compreensão a respeito das pró-antocianidinas. Experiências em laboratórios demonstraram que as antocianidinas são, aproximadamente, 50 vezes mais potentes do que a vitamina E e 20 vezes mais do que a vitamina C. Outros estudos realizados com animais e seres humanos demonstraram que esses compostos apresentam propriedades antioxidantes, capazes de reduzir e combater os radicais livres (moléculas altamente instáveis e reativas que se ligam às células, responsáveis por diversos processos patológicos: inflamações, intoxicações, infarto do miocárdio, doenças degenerativas, câncer e envelhecimento).

São inúmeros os benefícios das antocianidinas: protegem e estimulam a reparação dos tecidos ricos em colágeno – principal proteína da pele, responsável pela firmeza e elasticidade – (como as paredes das artérias, conferindo proteção contra a aterosclerose) e, conseqüentemente, previnem e combatem as rugas; reduzem a produção de histamina (o que aumenta a resistência do organismo contra a agressão de certas substâncias mutagênicas), o colesterol comum e o LDL (o mau colesterol) e os radicais livres; melhoram a circulação sangüínea periférica; restauram a funcionalidade dos capilares e fortalecem os vasos sangüíneos (prevenindo equimoses, varizes, fragilidade capilar e derrames cerebrais; benificiando, inclusive, os diabéticos); protegem as células cerebrais (o que auxilia na melhora da memória e combate à senilidade); melhoram as defesas imunológicas, a resistência física e a disposição, a elasticidade muscular e a visão (juntamente com outros antioxidantes, fitoterápicos e suplementos nutricionais, combatem a degeneração macular dos olhos – a perda progressiva da visão –, dentre outros problemas oftalmológicos); auxiliam na estabilização da taxa de açúcar no sangue dos diabéticos; apresentam propriedades anticancerígenas, etc.

3) Qual a quantidade da substância na fruta? Uma jabuticaba ou uma porção de 100 g, por exemplo, teria quanto de antocianidina?

Não obstante serem ainda poucas as pesquisas realizadas no Brasil sobre a jabuticaba, segundo dados recentes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), cada grama de jabuticaba contém cerca de 314 miligramas de antocianidina.

4) É verdade que a jabuticaba tem mais antocianidina que as uvas? Há índices para essa comparação?

Sim. Segundo a mesma UNICAMP, um grama de uva contém cerca de 227 mg de antocianidina, enquanto que a amora (também muito benéfica para os olhos), 290 mg.

5) A antocianidina é encontrada apenas na casca? Como boa parte das pessoas descarta a casca na hora de comer a fruta, qual é sua sugestão para que não se dispense o consumo das antocianidinas da jabuticaba?

Na jabuticaba sim. Os bioflavonóides (vitamina P) estão presentes, principalmente, nas frutas cítricas (em maior concentração nas partes brancas internas dos frutos e, muitas vezes, participam de sua coloração) e nas pimentas vermelhas. As pró-antocianidinas encontram-se presentes em muitos vegetais, frutas e plantas, mas principalmente nas sementes da uva, na casca dos pinheiros, no espinheiro-bravo (Crataegus oxyacantha), no mirtilo (Vaccinium myrtillus ou Bilberry) e na groselha-preta (Blackcurrent). Recomenda-se utilizar a fruta fresca (a casca e a polpa) na confecção de um saboroso suco, batendo-as com água no liquidificador e depois coar. Deve-se tomar o suco fresco para se aproveitar melhor o sabor e os nutrientes presentes na fruta, evitando-se a sua oxidação.

6) Além das antocianidinas, há outras susbtâncias benéficas na casca?

A casca da jabuticaba é rica em pectina (fibra solúvel), que auxilia na redução da velocidade de absorção dos alimentos, à medida que são ingeridos. É indicada nos casos de hipoglicemia e diabetes, pois contribui, neses casos, para que os níveis de glicose (açúcar) no sangue sejam mantidos mais próximos da normalidade. Contribui para a desintoxicação orgânica (pois auxilia na remoção das toxinas e dos metais pesados); auxilia no combate do excesso de colesterol, o que diminui o risco de cálculos biliares e de doenças cardiovasculares; e melhora a função da vesícula biliar. Outras fontes naturais de pectina: maçã, cenoura, beterraba, repolho, frutas cítricas, uva, banana, ervilha, leguminosas e casca da cebola. As fibras solúveis (encontradas nas frutas; ervilhas; feijões secos; cevada; aveia; goma de guar, planta nativa da Índia; mucilagens e pectinas) são melhores para auxiliar no controle do colesterol e no combate da obesidade e do diabetes. Já as fibras insolúveis (farelo de trigo) são mais indicadas para a saúde do intestino.

7) Já a polpa da fruta é rica em que nutrientes? Quais os seus benefícios?

De cor branca, mole e suculenta, a polpa da fruta contém, em 100 gramas: ferro: 1,90 mg (combate anemia); fósforo: 14 g (desempenha uma importante função no metabolismo energético; juntamente com outros minerais, auxilia no combate do estresse, da imunodeficiências, do raquitismo e da piorréia alveolodentária – infecção crônica que acomete os elementos de sustentação dos dentes); vitamina C: 12 mg (indicada nas infecções em geral; alergias; asma; glaucoma; varizes; prevenção da catarata e do câncer; aterosclerose; hipertensão arterial; periodontite; imunodeficiências; anemia; depressão; fadiga crônica; diabetes; gota; alcoolismo e tabagismo; hepatite; constipação intestinal, etc.); e niacina (vitamina B3, sua deficiência pode ocasionar fraqueza muscular, indigestão, erupções na pele e anorexia): 2,50 mg. Cada 100 gramas de jabuticaba contêm, aproximadamente, 45 calorias (considerada pouco calórica). São encontrados também: açúcares (frutose e sacarose) e ácidos orgânicos (cítrico e oxálico).

8) Qual a recomendação para o consumo de jabuticaba? Quantas porções por semana, por exemplo?

Na época da safra, deve-se aproveitar para consumi-la (também in natura) diariamente: na forma de sucos (mais saudável, por se aproveitar melhor as antocianidinas presentes nas cascas), geléias, etc. Deve-se evitar adoçar muito o suco, pois a fruta já é doce. Já em condições especiais de saúde, devem ser seguidas as orientações terapêuticas de um naturopata.

9) Qual a melhor forma para consumi-la? Fresca, em sucos, geléias, outros pratos...

Como a jabuticaba é rica em açúcar, deve ser colhida e consumida na hora (fresca), para evitar-se a sua fermentação, conseqüentemente, a alteração do seu sabor e de seu valor nutricional. Quando colhidas, as jabuticabas se deterioram muito rapidamete, por isso devem ser consumidas no mesmo dia. Para sua preservação por um ou dois dias, devem ser lavadas, enxutas e guardadas na gaveta da geladeira.

10) O senhor tem alguma receita saborosa que leva jabuticaba?

Além da conhecida e tradicional receita de geléia, a jabuticaba também é utilizada na produção de vinho; licor e xarope (à base de mel). Juntamente com outras frutas, elaboram-se deliciosos e nutritivos sucos (morango, acerola, laranja, abacaxi, jambo, caju, uva, etc.). Adicionando-se algumas gotas de limão fresco ao suco de jabuticaba, ele adquire uma coloração avermelhada. Batendo-se a polpa e a casca da jabuticaba com abacaxi, o suco torna-se azulado. Essas variações de cor ocorrem devido às diferenças do pH ácido das frutas. O extrato da casca da fruta é utilizado como corante de vinhos e vinagres.

11) Há algum tipo de problema de saúde específico que seja combatido pela jabuticaba?

Na naturopatia, utiliza-se o suco fresco e o chá da casca nos casos de alergias, imunodeficiências, fragilidade capilar, doenças degenerativas da visão, amigdalite, angina pectoris, disenterias (infecção intestinal), varizes e erisipela (doença cutânea infectocontagiosa aguda); o chá e o xarope (com mel) da entrecasca e polpa da fruta, nos casos de anemia, estresse, asma, bronquite, gripes e resfriados.

12) Entre as crianças a fruta traz algum benefício? E para as gestantes?

Sim. O consumo da fruta pelas crianças, com o cuidado de se não consumirem os caroços, é muito benéfico para o seu desenvolvimento saudável. Essa fruta é muito benéfica à saúde da gestante e do bebê.

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Gilberto Coutinho
é terapeuta naturopata com formação em Medicina Tradicional Indiana
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