Corpo & Equlíbrio
Seção dedicada a responder e-mails relacionados à atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural e RPG ligadas à saúde da mulher

Faz mal malhar pesado todos os dias todos os músculos?





por Milena Liste

Estou malhando pesado, fazendo musculação de segunda a sexta e comecei a tomar suplementos. Minha dúvida é se faz mal malhar pesado todos os dias todos os músculos? Eu malho tudo de uma vez e fico mais de três horas malhando. Pode ser prejudicial me esforçar tanto assim?

Excesso de treino: sinais - "Fadiga, cansaço ao acordar, taquicardia, aumento de temperatura corporal, irritabilidade e sono podem ser sinais de overtraining"

Resposta: Em primeiro lugar, espero que você tenha iniciado sua série de musculação após uma consulta médica, autorizando-a. Hipertensos, cardiopatas e diabéticos devem ser rigorosamente orientados quanto à realização de musculação.

Provavelmente, acredito que você esteja exercitando uma série de exercicios tipo A/B ou dividido em grupos musculares, como flexores/extensores ou membros inferiores/membros superiores. Caso seja assim dividido, você não está malhando em demasia, porque se você repetir cada tipo de treino duas vezes na semana, você terá que exercitar-se diariamente, ainda incluindo o exercício aeróbico que condiciona sua circulação sistêmica. Isto é, melhora a circulação de veias e artérias que percorrem e nutrem os músculos e a circulação das artérias coronárias (coração), pois a musculação favorece muito o aumento da frequência cardíaca, mas não condiciona artérias e veias adequadamente.

Atividades intensas devem ter um descanso de 24 ou 48 horas dependendo da intensidade do exercício. Fadiga, cansaço ao acordar, taquicardia, aumento de temperatura corporal, irritabilidade, sono podem ser sinais de overtraining.

Como você não descreveu os suplementos, os que são legalmente permitidos são carboidratos (fonte de energia para realização do exercício) e aminoácidos (são as proteinas, por exemplo BCAA = branch chain amino acid, que na hora do exercício não são utilizados, mas sim depois como fonte de formação de músculos).

O consumo desses suplementos numa quantidade balanceada com a sua dieta/hábito alimentar não trazem prejuizos à saude, porém você deve consultar um médico e uma nutricionista para verificar se você realmente tem necessidade. Problemas no fígado, rins, entre outros podem ocorrer ao organismo se indevidamente ingeridos.

De qualquer forma, felicito-a pela disposição na realização dos exercícios, pois é melhor você malhar do que se tornar uma sedentária. Mas cuidado com altas intensidades e altas cargas para não se machucar.

Você tem dúvidas sobre atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural e RPG ligadas à saúde da mulher?

Envie sua pergunta para a fisioterapeuta e professora de educação física Milena Liste - clique aqui

Artigos relacionados - clique no título



>>> Atividade física: Qual é o mínimo para deixar de ser sedentário?

>>> Sedentarismo: Por que faz tão mal ficar parado?

>>> Quem faz atividade física produz mais no trabalho

>>> Dez dicas para fugir do sedentarismo no dia a dia



ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de educação física e não se caracterizam como sendo um atendimento

Colunas relacionadas:
Psicologia do Esporte Cérebro & Corpo Fisioterapia Nutrição Funcional
para ler respostas anteriores  
Milena Liste
é professora de educação física e fisioterapeuta
>> Mais informações >>
Clique aqui para falar com Milena Liste
para a página principal