Ser Sustentável
Dicas para colaborar com o meio ambiente, seja um ser sustentável
O que é mobilidade urbana?
por Marilena Lavorato


Mobilidade urbana nas grandes cidades é cada vez mais problemática. Principalmente em locais onde o adensamento urbano se deu de forma desordenada e rápida, impedindo planejamento e estrutura adequada. Toda vez que isso acontece, a mobilidade dos moradores desse local fica comprometida.

Entendemos mobilidade urbana como a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização das atividades cotidianas em tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro. E isto, convenhamos, está cada vez mais difícil.

A mobilidade urbana tem grande impacto na economia local e na qualidade de vida das pessoas. Quando problemática, custa caro ao estado e a sociedade, em virtude das perdas que proporciona.

Já existem estudos que conseguem medir em valores o custo com doenças respiratórias e estresse, com perdas de materiais perecíveis ou mesmo com os cuidados necessários para sua conservação, com a queda de produtividade em geral, e principalmente com custos decorrentes dos impactos ambientais causados pelas emissões de CO2 na atmosfera advindo dos veículos que utilizam combustíveis fósseis (petróleo – carvão).

Pensar a mobilidade urbana de modo mais eficiente em termos sociais, econômicos e ambientais, é sustentabilidade. Pensar a mobilidade urbana com mais tecnologia e inovação, é um dos mais urgentes desafios deste século.

Artigos relacionados - clique no título


>>> Medicina ecológica: a medicina que valoriza muito a alimentação e a digestão

>>> Meio Ambiente: uma questão moral

>>> Pessoas saudáveis precisam de um planeta saudável

>>> Você se preocupa com o ar que respira?


 

 
Colunas relacionadas:
Holismo Medicina Complementar Viver Bem Vida Saudável
para ler artigos anteriores
 
Marilena Lavorato
é especializada em Gestão Ambiental e Presidente do Comitê de Sustentabilidade do Instituto Mais
>> Mais informações >>
 
para a página principal