Medicina Tradicional Chinesa
Dicas para sua saúde mental, emocional, física e espiritual

Hipertensos podem consumir chá verde?
por Jou Eel Jia


"Hipertensos podem tomar de 3 a 4 xícaras de chá verde por dia, mas nunca próximo ou junto ao café, para evitar a síndrome de yang ming, uma instabilidade de energia que pode causar infarto ou AVE (acidente vascular encefálico). O ideal é um intervalo de pelo menos uma hora entre o chá verde e o café" Sim. Os hipertensos podem consumir o chá verde com uma dose diária de três a quatro xícaras ao dia.

Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a HAS (hipertensão arterial sistêmica) significa o aumento da energia yang do fígado. Isso leva a uma instabilidade energética e, posteriormente, a uma síndrome de Yang Ming.

Na visão da medicina ocidental isso representa uma sobrecarga cardiovascular, que pode levar a um infarto do miocárdio ou a um AVE (acidente vascular encefálico).

Benefícios do chá verde

O chá verde na dose indicada, ajuda a melhorar a circulação da energia do BP (baço pâncreas) e assim reduz a pressão sobre a energia do fígado. Isso reduz a expansão da energia yang do fígado e evita patologias cardíacas.

A quantidade prescrita é o suficiente para promover o Qui Hua, que é o processo do organismo converter em energia, por exemplo, os alimentos, o ar.... Exceder essa quantidade pode gerar sobrecarga na energia do fígado, que torna-se estimulada em excesso. Ou seja, ocorre o efeito contrário: o desequilíbrio do yang (energia) do fígado.

É bom lembrar que se deve evitar tomar o chá verde próximo ao horário do café, pois os dois juntos podem desestabilizar a energia do fígado levando à síndrome de Yang Ming. O intervalo entre ambos deve ser de pelo menos uma hora. Uma boa sugestão é trocar o horário do café pelo chá em certos momentos do dia.



Artigos relacionados - clique no título




>>> Enjoos, sobrepeso e inchaço na gravidez? Acupuntura e chás

>>> Chá verde não é remédio para todos os males

>>> Dúvidas mais comuns sobre o consumo de chá verde

>>> História e benefícios do chá verde



Colunas relacionadas:
Medicina ComplementarHolismoYoga Viver Bem
para ler artigos anteriores
 
Jou Eel Jia
é formado em Medicina pela UNIFESP e é
Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC)
>> Mais informações >>
Clique aqui para falar com Jou Eel Jia
para a página principal