Música do bem = qualidade de vida

Saiba como músicas e mantras ajudam a melhorar a sua vida


Tomaz Lima: "Não faço música religiosa, faço música do bem".



Mantras e Bhajans de Estrela-Guia - Tomaz Lima (Homem de Bem) - Som Livre

Nesta entrevista ao Vya Estelar, o musicoterapeuta, Tomaz Lima (O Homem de Bem) revela como a música, combate o stress, a insônia e como ela está ligada à alimentação e à personalidade.

Mantras para:
Prosperidade
Abertura de Caminhos
Proteção contra o Mal

Aprenda uma técnica para combater a insônia e a meditar.


Envie este artigo para um amigo

Música do bem. Este conceito sintetiza o maravilhoso trabalho realizado por Tomaz Lima. Violonista, cantor, compositor, musicoterapeuta e fiel discípulo de Paramahansa Yogananda e introdutor das técnicas científicas de meditação no ocidente. Através de sua música, transmite à humanidade mensagens de paz, amor e harmonia. Não é à toa que Tomaz é conhecido como o 'Homem de Bem'. Tomaz lançou Mantras e Bhajans de Estrela-Guia e lança ainda neste ano dois CDs instrumentais para relaxamento. Totalizando em 12 anos de carreira, 16 álbuns, com 14 em catálogo, ultrapassando as 200 mil cópias.

Parece pouco se compará-lo com os midas do mainstrean: pagodeiros, funkeiros e etc... que não vendem menos de um milhão. "Recebo pedidos do Japão, Itália, Estados Unidos, Holanda, Portugal, Argentina e Espanha, sem nunca ter anunciado nesses países", conta.

Peculiaridade

Um fato ainda mais surpreendente é que a música de Tomaz Lima foge dos padrões do pop e do vendável. Sua composição é sofisticada e faz uma inusitada miscelânea de ritmos
(brasileiros, africanos, árabes e indianos com direito a valsa e baião) e boa parte do seu trabalho é embalado por mantras, o que poderia torná-lo ainda mais árido. Mas Tomaz, por ser um grande músico, consegue escrever música sofisticada, costurada por belas melodias, muito fáceis de memorizar e cantar. Com certeza este é o segredo do seu sucesso.

Vya Estelar - Por que você utiliza o nome 'Homem de Bem'?

Tomaz - As pessoas diziam que eu tinha cara de 'Homem de Bem', então resolvi adotar este nome artístico.

Vya Estelar - De que forma a música combate o stress?

Tomaz - O stress é na realidade um termo genérico de uma serie de estados negativos da mente como o desânimo, a angústia, o medo, a raiva, a incerteza, problemas do mundo moderno, a globalização... No meu trabalho escrevo composições que ajudam a combater o stress como as canções de ninar, o CD Kundalini Meditation com o mantra OM entoado 108 vezes, o Soneto que é um CD com standarts da MPB e o Himalaya com música instrumental para relaxar.

A música instrumental é mais adequada, porque você não precisa dar atenção exclusiva ou ter concentração plena, porque não existe a questão das letras. Você pode relaxar inclusive fazendo outra atividade.

Voltar

Música e iguarias

O que ouvimos é tão importante quanto o que comemos. Os cardiologistas recomendam que seus pacientes evitem gorduras e comam carnes brancas, verduras, legumes, fibras e frutas. Da mesma forma, precisamos dar importância para o que entra pelos ouvidos. A música mexe com a nossa emoção. Quando ouvimos uma marcha militar, temos vontade de sair marchando, quando fazemos ginástica precisamos de bastante ritmo. Quando queremos fazer uma criança dormir cantamos canções de ninar. Até as vacas dão mais leite quando ouvem Mozart. A música é tão poderosa que aumenta ou diminui o batimento cardíaco e o tônus muscular, afetando o nosso estado físico e mental.

Vya Estelar - Como uma pessoa poderia fazer um bom aproveitamento do CD Kundalini Meditation?

Tomaz - Não gosto de ensinar técnicas de meditação, pois não sou um guru. Esta missão seria mais adequada para um monge. Técnicas avançadas de meditação exigem acompanhamento, pois quem realmente ensina meditação tem por dever ajudar o aluno a aliviar o seu carma.

Tomaz Lima não quis expor suas técnicas pessoais de meditação. Ele é discípulo de Paramahansa Yogananda. Conversamos informalmente sobre o assunto. Fiz algumas perguntas pertinentes ao tema e ele referendou os seguintes procedimentos:

Medite

Não é necessário que a pessoa se sente na posição de lótus. Mas a coluna vertebral tem que estar ereta para que a energia flua através da coluna e vá para o cérebro.

A pessoa pode entoar o mantra apenas no pensamento, não sendo necessário portanto utilizar a voz.

A respiração pode ser nasal e as palmas da mão voltadas para cima e abertas.

A respiração deve ser ritmada.

A pessoa de olhos fechados também pode "imaginar" uma grande luz ou a divindade que desejar.

Introjetar um sentimento de felicidade enquanto medita também é muito bom.

Agora se você quer facilitar a vida, pode seguir uma dica mais light de Tomaz Lima: "O mantra tem o poder de proteger e libertar a mente. É muito fácil praticar mantra ioga. Basta ouvir e cantar".

Vya Estelar - Como no caso funcionariam as músicas em português do CD Estrela-Guia?

Tomaz - Na verdade possuem o mesmo efeito que os mantras, que é o de fazer o bem. Pego as letras em sânscrito e faço as melodias, não necessariamente mantras. Luar do Sertão do meu álbum Soneto é extremamente espiritual, a música Os Quatro Elementos, como o próprio nome diz, possui elementos da natureza e leva à espiritualidade e aos sentimentos elevados, com a alegria e a harmonia. A canção do Swami Ram Thirta ajuda a vencer, a angústia, o medo, a insegurança e ajuda a perder a timidez. Enfim, faço música do bem.

Os mantras e sua utilização

Contra o mal = Om Namah Shivaya e Om

Ajudam a destruir o mal e desfazer qualquer energia negativa. Shiva aniquila o mal, já os mantras para Vishnu são para louvor. Krishna é uma das manifestações de Vishnu que mantém o Universo.

Prosperidade = Jay Durga Lakshmi Sarasvati/Sai Jaganmata (bis) Mambah! Jaganmata.

Remoção dos obstáculos e das dificuldades = Jaya Ganesha, Jaya Ganesha, Jaya Ganesha Pahi Man, Sri Ganesha, Sri Ganesha, Sri Ganesha Raksha Man (bis)

Ganesha traz também boa sorte e prosperidade é uma deidade muito popular, pela sua presteza em ajudar as pessoas necessitadas.

Voltar

Vya Estelar - Porque você se especializou em gravar mantras?

Tomaz - Sempre me senti atraído pela beleza que ecoa nessas melodias milenares. Ocorreu-me, que poderia compartilhá-la com outras pessoas, independentemente de sua inclinação religiosa ou espiritual; utilizando essas veneráveis melodias como elemento de composições musicalmente belas e criativas. E também exercitar minha criatividade como artista.

Vya Estelar - Ao entoar um mantra a pessoa precisa saber o seu significado ou simplesmente basta entoá-lo?

Tomaz - Os mantras têm efeitos psicológicos, em parte associados ao sentido das palavras entoadas, e efeitos fisiológicos, associados à pura percepção da melodia. Mas há, ainda, o fato de que os sons em geral e os mantras em particular acarretam uma sutil alteração na realidade. Desse modo, um mantra pode ser eficaz pelo simples fato de que alguém o entoa.

Vya Estelar - Você ensinou a cantora Sandy a entoar mantras?

Tomaz - Ensinei os mantras, e ensinei as músicas, pois ela, por ser cantora, já tinha um feeling próprio para interpretar. Ela gostou muito de Paz, Amor e Harmonia (integrante do álbum Estrela-Guia Mantras e Bhajans), uma melodia tibetana que eu adaptei.

Vya Estelar - O que você achou de compor a trilha de mantras para a novela Estrela-Guia?

Tomaz - O Mariozinho Rocha (diretor musical da Rede Globo) me pediu nove músicas para diversas situações. Para situações de amor, angústia e medo. Gravei voz e violão. Como todas foram aprovadas decidimos fazer um disco.

Vya Estelar - Porque gravar canções de ninar, músicas de natal e um CD de MPB?

Tomaz - Faço música do bem, não importa o gênero. No Brasil 30% da população sofre de insônia. Gravei o CD com canções de ninar por duas razões: para estas canções não se perderem e para crianças e adultos conseguirem dormir. Uma grande quantidade de pensamentos na cabeça é que tira o sono. Concentrando-se na música a pessoa se desliga e dorme. Olhar para baixo com o olho fechado ajuda a pegar no sono, porque denota um estado de sono na consciência.

Vya Estelar - Como é feito o tratamento com musicoterapia?

Tomaz - Você pode tratar de crianças, idosos e autistas com música, no tratamento de esquizofrenia e psicose-maníaco-depressiva. No consultório e em grupo as pessoas tocam e ouvem música. Inclusive para quem sofre de problemas mentais.

Vya Estelar - Que músicas você recomenda para relaxar?

Tomaz - Eu recomendo o meu CD Himalaya, o qual dediquei a Nise da Silveira, psiquiatra que terminou com o choque elétrico e a lobotomia. Devido a isso, as pessoas perdiam a identidade e a criatividade. Este álbum é uma suíte eletrônica em quatro movimentos. Esta suíte engloba 96 páginas de partitura. Este CD é especificamente para relaxamento, no quarto movimento retiro a pessoa do relaxamento com o mesmo som que começou o CD.

Voltar

Vya Estelar - Como unir música com qualidade de vida?

Tomaz - Como já disse, quando você quer conhecer uma pessoa basta observar o que ela ouve. A música esta ligada à atividade mental, física e ao estado de espírito. Se você precisa de calma e relaxamento ouça músicas do bem. Unir música com qualidade de vida é adequar à música ao seu momento do cotidiano. Não faço música religiosa. Quero que as pessoas ouçam o belo. A estética vem em primeiro.

Vya Estelar - Música agitada para relaxar pode dar certo?

Tomaz - Sim. Tem pessoas que precisam de uma música mais energética. Algumas pessoas talvez não consigam relaxar ouvindo uma música mais calma e talvez precisem ouvir Michael Jackson, talvez este seja o caso de um funkeiro.

Vya Estelar - Qual será o seu próximo trabalho?

Tomaz - Até o mês que vem estou lançando dois CDs instrumentais para relaxamento.

Discografia:


E mais: Kundalini Meditation e Mantras e Bhajans de Estrela-Guia

Para adquirir os CDs de Tomaz Lima : Tel (21) 511 2069
e-mails: homemdebem@pobox.com

homemdebem@uol.com.br